Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE: O INCONSCIENTE ENQUANTO APOSTA NA RELAÇÃO DE APRENDIZAGEM

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal elucidar a contribuição do psicanalista no que se refere ao contexto educacional. Na relação estabelecida entre educador e educando, o estudo poderá ser desencadeado por meio do desejo do indivíduo a quem falta conhecimento, bem como do desejo do mestre de transmitir o que sabe, desta maneira sendo o professor a figura que hipoteticamente possui o saber e o aluno sendo também aquele que o almeja, ou não, dominar este saber. Nota-se, desta forma, o encadeamento existente entre desejo e falta, sendo que o objeto de desejo é aquele que é omisso. Tendo em vista a importância desse processo transferencial já que para que a transferência de fato ocorra, é necessário ter desde a primeira aproximação uma relação professor-aluno, o primeiro (docente) precisa compreender ainda mais a responsabilidade que possui diante do segundo (discente). Do ponto de vista psicanalítico é extremamente valoroso interpretar o aluno de forma singular para que assim seu discurso seja liberto, adquirindo pertinência a partir das individualidades, evidentemente, o educador, frente ao seu dia-a-dia estará impossibilitado de tornar-se terapeuta, bem como não poderá atentar ao aluno como faz um analista com seu analisando que num processo analítico empenha-se em fazer emergir o inconsciente. Todavia, por meio de conduta ética, que considera na sua relação os feitos do inconsciente, o professor poderá auxiliar seus alunos a progredir diante de muitos pontos durante seu percurso na escola. Desta forma, o professor que tem como base a linha psicanalítica tem um interesse sempre maior do que dar uma boa aula, ele prende sua atenção em aspectos mais relevantes como, por exemplo, quais os motivos de exercer tal tarefa e as motivações que o levam a se relacionar com os alunos de variadas formas.

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