AS INTERFACES DO CURRÍCULO ESCOLAR: DO PARADIGMA SIMPLIFICADOR AO PENSAMENTO COMPLEXO.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96740 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2772 "inscrito_id" => 1993 "titulo" => "AS INTERFACES DO CURRÍCULO ESCOLAR: DO PARADIGMA SIMPLIFICADOR AO PENSAMENTO COMPLEXO." "resumo" => "Este trabalho discute as interfaces do currículo escolar sob duas perspectivas: a primeira baseada numa concepção simplificadora e a segunda sob a perspectiva do pensamento complexo, objetivando refletir a formação humana neste contexto. Para este estudo foi realizado um estudo bibliográfico a fim de compreender, dentro de uma discussão mais amplado currículo escolar, as bases epistemológicas acerca do pensamento complexo, bem como buscou esclarecer sobre o que fundamenta o pensamento simplificador. Percebe-se que as práticas educativas sob o paradigma simplificador se configuram com uma visão reducionista e a construção do conhecimento é concebida de maneira fragmentada, num contexto de disjunção entre sujeito e objeto. Para tanto, se evidencia a necessidade de uma ressignificação do currículo à luz do pensamento complexo, que compreende a relação sujeito e objeto como algo indissociável, em que se propõe a religação dos saberes. Espera-se com a abordagem desta temática suscitar o debate para a necessidade de repensar o currículo escolar e aformação humana, buscando trazer os sujeitos para o centro nos processos de ensino eaprendizagem, alinhado à proposta do pensamento complexo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID1993_TB2772_04102023141730.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA FREITAS DIAS LIMA" "autor_nome_curto" => "Ana Maria Freit" "autor_email" => "anamarlima@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96740 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2772 "inscrito_id" => 1993 "titulo" => "AS INTERFACES DO CURRÍCULO ESCOLAR: DO PARADIGMA SIMPLIFICADOR AO PENSAMENTO COMPLEXO." "resumo" => "Este trabalho discute as interfaces do currículo escolar sob duas perspectivas: a primeira baseada numa concepção simplificadora e a segunda sob a perspectiva do pensamento complexo, objetivando refletir a formação humana neste contexto. Para este estudo foi realizado um estudo bibliográfico a fim de compreender, dentro de uma discussão mais amplado currículo escolar, as bases epistemológicas acerca do pensamento complexo, bem como buscou esclarecer sobre o que fundamenta o pensamento simplificador. Percebe-se que as práticas educativas sob o paradigma simplificador se configuram com uma visão reducionista e a construção do conhecimento é concebida de maneira fragmentada, num contexto de disjunção entre sujeito e objeto. Para tanto, se evidencia a necessidade de uma ressignificação do currículo à luz do pensamento complexo, que compreende a relação sujeito e objeto como algo indissociável, em que se propõe a religação dos saberes. Espera-se com a abordagem desta temática suscitar o debate para a necessidade de repensar o currículo escolar e aformação humana, buscando trazer os sujeitos para o centro nos processos de ensino eaprendizagem, alinhado à proposta do pensamento complexo." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID1993_TB2772_04102023141730.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA MARIA FREITAS DIAS LIMA" "autor_nome_curto" => "Ana Maria Freit" "autor_email" => "anamarlima@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }