Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100280
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7439
    "inscrito_id" => 15162
    "titulo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "Relacionando o trabalho como princípio educativo com o ensino da produção textual no nível médio integrado à educação profissional, é perceptível que assim como o trabalho com sentido educativo tem como objetivo a formação integral do indivíduo, a produção textual pode ser entendida como uma atividade que contribui para a formação desse sujeito reflexivo e emancipado. No entanto, no contexto escolar há uma imensa dificuldade em compreender tal relação uma vez que o ensino da produção escrita, muitas vezes é visto apenas como um exercício de ortografia e gramática e não como um trabalho educativo de argumentação, interpretação e organização de ideias sobre múltiplos problemas sociais. O trabalho em questão tem como objetivo analisar o ensino da produção textual como um trabalho com princípio educativo que busca a formação omnilateral dos sujeitos, ou seja, busca preparar o aluno para a criticidade e reflexão sobre a sua condição social e o seu poder de transformação. O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática de literatura trazendo os principais conceitos de trabalho, educação, ensino integrado e omnilateralidade, buscando mapear como a literatura clássica e atual tratam o tema. A partir de uma revisão de literatura no Observatório do ProfEPT, SciELO e Google Acadêmico foram encontrados alguns trabalhos a respeito da produção textual no ensino médio e o trabalho como princípio educativo. Em geral, os estudos que tratam do presente tema ressaltam que o trabalho como princípio educativo busca desenvolver possibilidades necessárias para o pleno exercício da cidadania. Do mesmo modo, a produção de textos coopera com esse processo educativo, pois permite que os educandos desenvolvam a sua capacidade de análise crítica, se entendam como seres históricos e sociais, compreendam-se no mundo e percebam que podem atuar de modo consciente no meio social por meio do trabalho."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15162_TB7439_17092023132526.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA KÁTIA ALBUQUERQUE DE PINHO VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KATIA"
    "autor_email" => "fkatia9065@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100280
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7439
    "inscrito_id" => 15162
    "titulo" => "A PRODUÇÃO TEXTUAL NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E O TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO: UMA REVISÃO DE LITERATURA"
    "resumo" => "Relacionando o trabalho como princípio educativo com o ensino da produção textual no nível médio integrado à educação profissional, é perceptível que assim como o trabalho com sentido educativo tem como objetivo a formação integral do indivíduo, a produção textual pode ser entendida como uma atividade que contribui para a formação desse sujeito reflexivo e emancipado. No entanto, no contexto escolar há uma imensa dificuldade em compreender tal relação uma vez que o ensino da produção escrita, muitas vezes é visto apenas como um exercício de ortografia e gramática e não como um trabalho educativo de argumentação, interpretação e organização de ideias sobre múltiplos problemas sociais. O trabalho em questão tem como objetivo analisar o ensino da produção textual como um trabalho com princípio educativo que busca a formação omnilateral dos sujeitos, ou seja, busca preparar o aluno para a criticidade e reflexão sobre a sua condição social e o seu poder de transformação. O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática de literatura trazendo os principais conceitos de trabalho, educação, ensino integrado e omnilateralidade, buscando mapear como a literatura clássica e atual tratam o tema. A partir de uma revisão de literatura no Observatório do ProfEPT, SciELO e Google Acadêmico foram encontrados alguns trabalhos a respeito da produção textual no ensino médio e o trabalho como princípio educativo. Em geral, os estudos que tratam do presente tema ressaltam que o trabalho como princípio educativo busca desenvolver possibilidades necessárias para o pleno exercício da cidadania. Do mesmo modo, a produção de textos coopera com esse processo educativo, pois permite que os educandos desenvolvam a sua capacidade de análise crítica, se entendam como seres históricos e sociais, compreendam-se no mundo e percebam que podem atuar de modo consciente no meio social por meio do trabalho."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15162_TB7439_17092023132526.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA KÁTIA ALBUQUERQUE DE PINHO VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "KATIA"
    "autor_email" => "fkatia9065@gmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Relacionando o trabalho como princípio educativo com o ensino da produção textual no nível médio integrado à educação profissional, é perceptível que assim como o trabalho com sentido educativo tem como objetivo a formação integral do indivíduo, a produção textual pode ser entendida como uma atividade que contribui para a formação desse sujeito reflexivo e emancipado. No entanto, no contexto escolar há uma imensa dificuldade em compreender tal relação uma vez que o ensino da produção escrita, muitas vezes é visto apenas como um exercício de ortografia e gramática e não como um trabalho educativo de argumentação, interpretação e organização de ideias sobre múltiplos problemas sociais. O trabalho em questão tem como objetivo analisar o ensino da produção textual como um trabalho com princípio educativo que busca a formação omnilateral dos sujeitos, ou seja, busca preparar o aluno para a criticidade e reflexão sobre a sua condição social e o seu poder de transformação. O presente estudo trata-se de uma revisão sistemática de literatura trazendo os principais conceitos de trabalho, educação, ensino integrado e omnilateralidade, buscando mapear como a literatura clássica e atual tratam o tema. A partir de uma revisão de literatura no Observatório do ProfEPT, SciELO e Google Acadêmico foram encontrados alguns trabalhos a respeito da produção textual no ensino médio e o trabalho como princípio educativo. Em geral, os estudos que tratam do presente tema ressaltam que o trabalho como princípio educativo busca desenvolver possibilidades necessárias para o pleno exercício da cidadania. Do mesmo modo, a produção de textos coopera com esse processo educativo, pois permite que os educandos desenvolvam a sua capacidade de análise crítica, se entendam como seres históricos e sociais, compreendam-se no mundo e percebam que podem atuar de modo consciente no meio social por meio do trabalho.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.