EDUCAÇÃO INCLUSIVA E BILÍNGUE: DIFICULDADES, PAUSAS E AVANÇOS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98345 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4898 "inscrito_id" => 18798 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E BILÍNGUE: DIFICULDADES, PAUSAS E AVANÇOS." "resumo" => "Atualmente, a Educação Inclusiva vive um novo tempo, em que se assegura a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. Nunca se falou tanto a respeito da importância da Educação Inclusiva e da Educação Bilíngue, pois, o ensinar e o aprender alcançaram dimensões significativas e os processos de ensino e de aprendizagem se tornaram uma realidade. Nessa relação, a educação se constitui numa construção do conhecimento que é pautado pela busca de novos saberes, novas práticas e novas significações. Assim, o presente texto objetiva discutir quais são as dificuldades que os profissionais da educação ainda enfrentam ao se depararem com a Educação Inclusiva e a Educação Bilíngue nos ambientes escolares, para que ambas sejam respeitadas independentemente das condições especiais do educando, de modo que a escola possa se adaptar para atender as necessidades existentes e, desta forma, combater quaisquer barreiras atitudinais. Nesse sentido, o texto justifica-se por abordar os avanços e pausas nesse cenário diante da atual situação da inclusão educacional brasileira. A discussão a respeito foi construída utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica aliada ao estudo de documentos legais que norteiam todo o processo educativo brasileiro no que tange à educação inclusiva, com natureza qualitativa dos dados, se pautando em leituras e análises de autores como Mittler (2003), Aranha (2004), Mantoan (2005). Contudo, infelizmente, ainda vemos a limitação dos professores frente à peculiaridade linguística dos educandos, fazendo com que o ensino, muitas vezes, não gere aprendizagem adequada e esperada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18798_TB4898_04102023155136.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA REGINA MAFRA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "mrm_mafra@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98345 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4898 "inscrito_id" => 18798 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA E BILÍNGUE: DIFICULDADES, PAUSAS E AVANÇOS." "resumo" => "Atualmente, a Educação Inclusiva vive um novo tempo, em que se assegura a todos a igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola. Nunca se falou tanto a respeito da importância da Educação Inclusiva e da Educação Bilíngue, pois, o ensinar e o aprender alcançaram dimensões significativas e os processos de ensino e de aprendizagem se tornaram uma realidade. Nessa relação, a educação se constitui numa construção do conhecimento que é pautado pela busca de novos saberes, novas práticas e novas significações. Assim, o presente texto objetiva discutir quais são as dificuldades que os profissionais da educação ainda enfrentam ao se depararem com a Educação Inclusiva e a Educação Bilíngue nos ambientes escolares, para que ambas sejam respeitadas independentemente das condições especiais do educando, de modo que a escola possa se adaptar para atender as necessidades existentes e, desta forma, combater quaisquer barreiras atitudinais. Nesse sentido, o texto justifica-se por abordar os avanços e pausas nesse cenário diante da atual situação da inclusão educacional brasileira. A discussão a respeito foi construída utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica aliada ao estudo de documentos legais que norteiam todo o processo educativo brasileiro no que tange à educação inclusiva, com natureza qualitativa dos dados, se pautando em leituras e análises de autores como Mittler (2003), Aranha (2004), Mantoan (2005). Contudo, infelizmente, ainda vemos a limitação dos professores frente à peculiaridade linguística dos educandos, fazendo com que o ensino, muitas vezes, não gere aprendizagem adequada e esperada." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID18798_TB4898_04102023155136.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELA REGINA MAFRA" "autor_nome_curto" => "MARCELA" "autor_email" => "mrm_mafra@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }