CHATGPT: A QUESTÃO DA AUTORIA DA ACADEMIA À EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100001 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7053 "inscrito_id" => 9631 "titulo" => "CHATGPT: A QUESTÃO DA AUTORIA DA ACADEMIA À EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho propõe uma primeira reflexão acerca da Inteligência Artificial ChatGPT e a questão de autoria mobilizada pelas intensas discussões acerca dessa ferramenta digital e sua utilização para a produção de textos. O objetivo deste estudo é discutir a autoria a partir do ChatGPT pelo viés da Análise do Discurso, retomando as noções de autoria, sujeito e condições de produção. Entender a ferramenta e ampliar o olhar acerca de seu uso na educação básica e também na academia é necessário, visto os debates que têm ocorrido nos últimos meses e que geraram preocupações a respeito de possíveis reflexos negativos nas produções acadêmicas e escolares. Pensamos que é preciso compreender o funcionamento do Chat, assim como verificar o seu uso na contemporaneidade sem esquecer a relevância da questão da autoria, do próprio sujeito que faz uso da ferramenta e das condições de produção do texto gerado pelo Chat, bem como os impactos do ChatGPT na educação. Questões estas que mobilizam a relevância dos profissionais da educação viabilizarem maneiras de utilizar essa ferramenta de forma eficiente desenvolvendo a escrita significativamente, e não apenas de modo a reproduzir a prática de copiar e colar. O referencial teórico está amparado na corrente da Análise de Discurso de Linha Francesa com o teórico francês Michel Pêcheux (1988), bem como estudiosos brasileiros que também se debruçam sobre esta abordagem, dentre eles Orlandi (2015), Indursky (2011), Gallo (2008, 2012) e Pequeno (2019)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9631_TB7053_21082023151304.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FADIA CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "FADIA SILVA" "autor_email" => "fadia-cris@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100001 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7053 "inscrito_id" => 9631 "titulo" => "CHATGPT: A QUESTÃO DA AUTORIA DA ACADEMIA À EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Este trabalho propõe uma primeira reflexão acerca da Inteligência Artificial ChatGPT e a questão de autoria mobilizada pelas intensas discussões acerca dessa ferramenta digital e sua utilização para a produção de textos. O objetivo deste estudo é discutir a autoria a partir do ChatGPT pelo viés da Análise do Discurso, retomando as noções de autoria, sujeito e condições de produção. Entender a ferramenta e ampliar o olhar acerca de seu uso na educação básica e também na academia é necessário, visto os debates que têm ocorrido nos últimos meses e que geraram preocupações a respeito de possíveis reflexos negativos nas produções acadêmicas e escolares. Pensamos que é preciso compreender o funcionamento do Chat, assim como verificar o seu uso na contemporaneidade sem esquecer a relevância da questão da autoria, do próprio sujeito que faz uso da ferramenta e das condições de produção do texto gerado pelo Chat, bem como os impactos do ChatGPT na educação. Questões estas que mobilizam a relevância dos profissionais da educação viabilizarem maneiras de utilizar essa ferramenta de forma eficiente desenvolvendo a escrita significativamente, e não apenas de modo a reproduzir a prática de copiar e colar. O referencial teórico está amparado na corrente da Análise de Discurso de Linha Francesa com o teórico francês Michel Pêcheux (1988), bem como estudiosos brasileiros que também se debruçam sobre esta abordagem, dentre eles Orlandi (2015), Indursky (2011), Gallo (2008, 2012) e Pequeno (2019)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9631_TB7053_21082023151304.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FADIA CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "FADIA SILVA" "autor_email" => "fadia-cris@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA (UNISUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }