Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FREIO MAGNÉTICO: UM EXPERIMENTO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O objetivo do trabalho é relatar uma intervenção utilizando um experimento demonstrativo como uma ferramenta didática para mostrar como se comportam campos elétricos e magnéticos quando aplicados e vistos em situações cotidianas. O freio magnético é um experimento que envolve o uso de campos magnéticos para desacelerar a movimentação de um objeto. Esse sistema é utilizado em alguns veículos e, em especial, no trem bala, que se movimenta a grandes velocidades podendo atingir mais de 300 km/h. Para desenvolver essa atividade, produziu-se uma unidade didática com três momentos distintos: apresentação do contexto histórico, a explicação do experimento e a discussão sobre suas aplicações no cotidiano, sendo aplicado em uma turma de segundo ano do Ensino Médio na escola Estadual José Bezerra Cavalcante, na cidade de Santa Cruz – RN. Discutimos no contexto histórico desde a descoberta da magnetita até o experimento de Oersted, onde um material condutor carregado eletricamente produz fenômenos magnéticos. Para a montagem do segundo momento utilizamos um micromotor de alta velocidade, um círculo de alumínio, uma base de apoio para um pêndulo na horizontal e uma base de madeira. Foi possível observar na prática o fenômeno da indução magnética, uma vez que quando o sistema estava parado não se percebia a ação de força magnética e após o movimento, o disco sofria uma desaceleração. No terceiro momento discutimos acerca de como funciona o freio no trem bala e comparamos com o funcionamento do freio a disco utilizado em bicicletas. Os resultados mostraram alunos mais envolvidos e participativos, uma vez que a aula trouxe temas atuais que atraíram a atenção de todos. Vale ressaltar que os alunos são curiosos por natureza e a utilização de unidades didáticas como aqui relatada proporciona que alunos possam explorar diferentes conceitos e desenvolver diferentes habilidades no ensino de Física.

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