Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LEVANTAMENTO DE TÉCNICAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PUBLICADOS DE 2021 A 2023

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96985
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3103
    "inscrito_id" => 13696
    "titulo" => "LEVANTAMENTO DE TÉCNICAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PUBLICADOS DE 2021 A 2023"
    "resumo" => "Diante do contexto de degradação ambiental em que vivemos a Educação Ambiental (EA) pode atuar como uma ferramenta de transformação e conscientização acerca da conservação dos recursos naturais. Assim, o processo de ensino/aprendizagem da EA assume importante papel neste processo, que pode ser praticado e aperfeiçoado com técnicas que o potencializam e melhoram a aprendizagem dos alunos. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento acerca de técnicas para o ensino/aprendizagem de EA. Foi feito um levantamento na literatura sobre propostas de ensino de EA, considerando o período de 2021 a abril de 2023, utilizando como base de dados o Google Acadêmico. Os 100 trabalhos mais relevantes foram selecionados para uma análise. Assim, foram quantificados os que se enquadram como artigo e selecionados aqueles que apresentam possíveis técnicas para o ensino/aprendizagem de EA. Com a pesquisa observa-se que o ano de 2021 aparece com o maior número de publicações (51), seguido do ano de 2022 que apresenta 33 trabalhos. Dos trabalhos analisados foi encontrado um total de 69 artigos, dentre os artigos observou-se que 17 trabalhos apresentam possíveis técnicas/propostas para ensino e inserção de educação ambiental na educação básica. Das propostas para o ensino/aprendizagem observadas nos trabalhos selecionados, destaca-se a indicação para que sejam trabalhadas atividades práticas e lúdicas com os alunos, tais como gincanas, produção de hortas e jardins ecológicos, confecção e protótipo de jogos. Observa-se que uma interação entre as técnicas e o ensino/aprendizagem de EA apresenta-se como uma possível alternativa para a melhoria do ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13696_TB3103_23112023133932.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO GUSTAVO DE ALMEIDA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO BATISTA"
    "autor_email" => "ant.batista@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96985
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3103
    "inscrito_id" => 13696
    "titulo" => "LEVANTAMENTO DE TÉCNICAS PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PUBLICADOS DE 2021 A 2023"
    "resumo" => "Diante do contexto de degradação ambiental em que vivemos a Educação Ambiental (EA) pode atuar como uma ferramenta de transformação e conscientização acerca da conservação dos recursos naturais. Assim, o processo de ensino/aprendizagem da EA assume importante papel neste processo, que pode ser praticado e aperfeiçoado com técnicas que o potencializam e melhoram a aprendizagem dos alunos. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento acerca de técnicas para o ensino/aprendizagem de EA. Foi feito um levantamento na literatura sobre propostas de ensino de EA, considerando o período de 2021 a abril de 2023, utilizando como base de dados o Google Acadêmico. Os 100 trabalhos mais relevantes foram selecionados para uma análise. Assim, foram quantificados os que se enquadram como artigo e selecionados aqueles que apresentam possíveis técnicas para o ensino/aprendizagem de EA. Com a pesquisa observa-se que o ano de 2021 aparece com o maior número de publicações (51), seguido do ano de 2022 que apresenta 33 trabalhos. Dos trabalhos analisados foi encontrado um total de 69 artigos, dentre os artigos observou-se que 17 trabalhos apresentam possíveis técnicas/propostas para ensino e inserção de educação ambiental na educação básica. Das propostas para o ensino/aprendizagem observadas nos trabalhos selecionados, destaca-se a indicação para que sejam trabalhadas atividades práticas e lúdicas com os alunos, tais como gincanas, produção de hortas e jardins ecológicos, confecção e protótipo de jogos. Observa-se que uma interação entre as técnicas e o ensino/aprendizagem de EA apresenta-se como uma possível alternativa para a melhoria do ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID13696_TB3103_23112023133932.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTONIO GUSTAVO DE ALMEIDA BATISTA"
    "autor_nome_curto" => "GUSTAVO BATISTA"
    "autor_email" => "ant.batista@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Diante do contexto de degradação ambiental em que vivemos a Educação Ambiental (EA) pode atuar como uma ferramenta de transformação e conscientização acerca da conservação dos recursos naturais. Assim, o processo de ensino/aprendizagem da EA assume importante papel neste processo, que pode ser praticado e aperfeiçoado com técnicas que o potencializam e melhoram a aprendizagem dos alunos. O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento acerca de técnicas para o ensino/aprendizagem de EA. Foi feito um levantamento na literatura sobre propostas de ensino de EA, considerando o período de 2021 a abril de 2023, utilizando como base de dados o Google Acadêmico. Os 100 trabalhos mais relevantes foram selecionados para uma análise. Assim, foram quantificados os que se enquadram como artigo e selecionados aqueles que apresentam possíveis técnicas para o ensino/aprendizagem de EA. Com a pesquisa observa-se que o ano de 2021 aparece com o maior número de publicações (51), seguido do ano de 2022 que apresenta 33 trabalhos. Dos trabalhos analisados foi encontrado um total de 69 artigos, dentre os artigos observou-se que 17 trabalhos apresentam possíveis técnicas/propostas para ensino e inserção de educação ambiental na educação básica. Das propostas para o ensino/aprendizagem observadas nos trabalhos selecionados, destaca-se a indicação para que sejam trabalhadas atividades práticas e lúdicas com os alunos, tais como gincanas, produção de hortas e jardins ecológicos, confecção e protótipo de jogos. Observa-se que uma interação entre as técnicas e o ensino/aprendizagem de EA apresenta-se como uma possível alternativa para a melhoria do ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.