METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO A PARTIR DA PLATAFORMA KAHOOT!
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97271 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3479 "inscrito_id" => 13062 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO A PARTIR DA PLATAFORMA KAHOOT!" "resumo" => "A relação ensino-aprendizagem tem passado por diversas transformações no contexto atual e globalizado, muito disso, em função do avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) também aplicadas amplamente ao âmbito educacional. Nesse sentido, a utilização de jogos como metodologia ativa, tem sido uma estratégia pedagógica importante e frequente aplicada no ambiente escolar. Uma das possibilidades facilitadoras no processo de gamificação é a plataforma de aprendizado kahoot! uma tecnologia educacional que se apresenta como uma ferramenta interativa e dinâmica de jogos de perguntas e respostas. Assim, o presente trabalho se propõe a analisar e discutir a utilização de metodologias ativas no ensino da geografia, com destaque para gamificação, a partir da aplicação da ferramenta na abordagem do conteúdo: Domínios morfoclimáticos, em uma turma do 3º ano do nível médio do Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Salvador. A prática foi desenvolvida no Programa de Iniciação à docência (PIBID) – Edital 01/2020, do curso de Licenciatura em Geografia do próprio Instituto Federal da Bahia (IFBA). O percurso metodológico para desenvolvimento da metodologia em sala de aula compreendeu as seguintes etapas: levantamento bibliográficos referente as metodologias ativas, observação e análise do perfil da turma, escolha da metodologia ativa e adequação ao conteúdo que seria trabalhado, aplicação em sala e, por fim, análise pós aplicação. A partir dessa experiência foi possível observar que as metodologias ativas, com destaque para a gamificação, têm ganhado espaço nos ambientes escolares e se firmado como uma alternativa as abordagens e metodologias mais tradicionais de ensino. Conclui-se que a aprendizagem por intermédio da gamificação pode possibilitar, para além da ampliação do conteúdo de forma dinâmica, estimular o desenvolvimento de várias competências e habilidades, entre elas, aumento da concentração, maior acolhimento aos erros, competição saudável e a relação cooperativa entre os educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13062_TB3479_09122023141217.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO ADRIAN TEIXEIRA DOS SANTOS E SANTOS" "autor_nome_curto" => "FÁBIO ADRIAN" "autor_email" => "fabio.adrian.teixeira@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97271 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3479 "inscrito_id" => 13062 "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DA GEOGRAFIA: ESTUDO DE CASO A PARTIR DA PLATAFORMA KAHOOT!" "resumo" => "A relação ensino-aprendizagem tem passado por diversas transformações no contexto atual e globalizado, muito disso, em função do avanço das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) também aplicadas amplamente ao âmbito educacional. Nesse sentido, a utilização de jogos como metodologia ativa, tem sido uma estratégia pedagógica importante e frequente aplicada no ambiente escolar. Uma das possibilidades facilitadoras no processo de gamificação é a plataforma de aprendizado kahoot! uma tecnologia educacional que se apresenta como uma ferramenta interativa e dinâmica de jogos de perguntas e respostas. Assim, o presente trabalho se propõe a analisar e discutir a utilização de metodologias ativas no ensino da geografia, com destaque para gamificação, a partir da aplicação da ferramenta na abordagem do conteúdo: Domínios morfoclimáticos, em uma turma do 3º ano do nível médio do Instituto Federal da Bahia (IFBA) campus Salvador. A prática foi desenvolvida no Programa de Iniciação à docência (PIBID) – Edital 01/2020, do curso de Licenciatura em Geografia do próprio Instituto Federal da Bahia (IFBA). O percurso metodológico para desenvolvimento da metodologia em sala de aula compreendeu as seguintes etapas: levantamento bibliográficos referente as metodologias ativas, observação e análise do perfil da turma, escolha da metodologia ativa e adequação ao conteúdo que seria trabalhado, aplicação em sala e, por fim, análise pós aplicação. A partir dessa experiência foi possível observar que as metodologias ativas, com destaque para a gamificação, têm ganhado espaço nos ambientes escolares e se firmado como uma alternativa as abordagens e metodologias mais tradicionais de ensino. Conclui-se que a aprendizagem por intermédio da gamificação pode possibilitar, para além da ampliação do conteúdo de forma dinâmica, estimular o desenvolvimento de várias competências e habilidades, entre elas, aumento da concentração, maior acolhimento aos erros, competição saudável e a relação cooperativa entre os educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13062_TB3479_09122023141217.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FÁBIO ADRIAN TEIXEIRA DOS SANTOS E SANTOS" "autor_nome_curto" => "FÁBIO ADRIAN" "autor_email" => "fabio.adrian.teixeira@gma" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }