RESUMO Este trabalho tem o objetivo de compreender como a educação física se apresenta na educação infantil, refletindo a pratica docente quanto ao campo de experiência: corpo, gestos e movimentos. Entendendo os benefícios que a mesma contribui para o desenvolvimento cognitivo, motor e sócio afetivo. Sabemos que o termo “educação física” não é usado na educação infantil, no entanto a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira aponta que é um componente curricular obrigatório na educação básica e que os currículos da educação infantil, ensino fundamental e ensino médio devem ter base nacional comum. Desse modo, a educação física é apresentada na educação infantil por meio dos campos de experiências. Para alcançar os objetivos utilizamos a abordagem qualitativa a partir das pesquisas documentais e bibliográficas. A pesquisa está fundamentada em Vieira (2007) que aponta a educação física como desenvolvedora da leitura de mundo através da construção de si mesmo. Como também Piaget (1973), afim de compreendermos a criança como protagonista do seu processo de ensino e aprendizagem e o professor como colaborador e Basei (2008) que expressa a importância da educação física na educação infantil contemplando os eixos de aprendizagens: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer. Evidencia-se que a pratica da educação física no contexto da educação infantil tem papel fundamental no desenvolver físico, motor, social e afetivo da criança, como também conhecimento de espaços e valores, no que se refere a pratica docente é necessário refletirmos que corpo, gestos e movimentos há possibilidades de serem introduzidos no dia-a-dia em sala de aula.