QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA ATUALIDADE: METODOLOGIAS ATIVAS E A COMUNICAÇÃO ASSERTIVA PARA ATRAÇÃO DE JOVENS APRENDIZES
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101394 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9186 "inscrito_id" => 22407 "titulo" => "QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA ATUALIDADE: METODOLOGIAS ATIVAS E A COMUNICAÇÃO ASSERTIVA PARA ATRAÇÃO DE JOVENS APRENDIZES" "resumo" => "Quando Freire no início de seus estudos trouxe os primeiros apontamentos sobre a necessidade da práxis na construção do conhecimento e experiência como fonte de aprendizagem para o indivíduo, talvez não imaginasse a amplitude que suas ideias tomariam. Pensar além do momento e do ambiente fez com que seus ensinamentos fossem trazidos até hoje como aporte para uma metodologia ativa no espaço de aprendizagem de jovens e adultos na educação formal e não formal. O processo de inovação e evolução tecnológica que o século XXI mostra traz como desafio manter a sala de aula atrativa em novas proporções. Encontrar um acesso de comunicação assertiva entre os jovens prestes a entrar no mercado de trabalho neste contexto da virtualidade é uma busca constante e a base de estudos deste trabalho. Aqui, a construção da aprendizagem efetiva permanece num processo investigativo instigante para os que creem no processo transformador da educação. A necessidade de subsidiar o despertar de tais conhecimentos para este público inserido na educação profissional, se faz relevante, pois com a competitividade do mercado de trabalho atual, aqueles que recebem mais destaques são os um conjunto bem articulado de habilidades técnicas e competências. Neste viés, os cursos de qualificação ofertados de Assistente Administrativo pelas instituições de Valença -RJ, buscam diariamente alternativas de práticas pedagógicas que tragam o olhar com mais interesse, mostrando a aplicabilidade dos temas abordados nas unidades curriculares de suas grades. A busca por fundamentação teórica encontra-se em Paulo Freire; Antonio Novoa; Joel Souza Dutra. É relevante compreender o papel do instrutor/facilitador e da abordagem apresentada em cada um desses momentos e seu posicionamento como parte dessa engrenagem que move e impacta os resultados na vida do indivíduo. Palavras-chaves: Educação Profissional; Inovações; Habilidades; Metodologias Ativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID22407_TB9186_03102023074131.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CRISTINA DO NASCIMENTO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "acnoliveira@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101394 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 9186 "inscrito_id" => 22407 "titulo" => "QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA ATUALIDADE: METODOLOGIAS ATIVAS E A COMUNICAÇÃO ASSERTIVA PARA ATRAÇÃO DE JOVENS APRENDIZES" "resumo" => "Quando Freire no início de seus estudos trouxe os primeiros apontamentos sobre a necessidade da práxis na construção do conhecimento e experiência como fonte de aprendizagem para o indivíduo, talvez não imaginasse a amplitude que suas ideias tomariam. Pensar além do momento e do ambiente fez com que seus ensinamentos fossem trazidos até hoje como aporte para uma metodologia ativa no espaço de aprendizagem de jovens e adultos na educação formal e não formal. O processo de inovação e evolução tecnológica que o século XXI mostra traz como desafio manter a sala de aula atrativa em novas proporções. Encontrar um acesso de comunicação assertiva entre os jovens prestes a entrar no mercado de trabalho neste contexto da virtualidade é uma busca constante e a base de estudos deste trabalho. Aqui, a construção da aprendizagem efetiva permanece num processo investigativo instigante para os que creem no processo transformador da educação. A necessidade de subsidiar o despertar de tais conhecimentos para este público inserido na educação profissional, se faz relevante, pois com a competitividade do mercado de trabalho atual, aqueles que recebem mais destaques são os um conjunto bem articulado de habilidades técnicas e competências. Neste viés, os cursos de qualificação ofertados de Assistente Administrativo pelas instituições de Valença -RJ, buscam diariamente alternativas de práticas pedagógicas que tragam o olhar com mais interesse, mostrando a aplicabilidade dos temas abordados nas unidades curriculares de suas grades. A busca por fundamentação teórica encontra-se em Paulo Freire; Antonio Novoa; Joel Souza Dutra. É relevante compreender o papel do instrutor/facilitador e da abordagem apresentada em cada um desses momentos e seu posicionamento como parte dessa engrenagem que move e impacta os resultados na vida do indivíduo. Palavras-chaves: Educação Profissional; Inovações; Habilidades; Metodologias Ativas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID22407_TB9186_03102023074131.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALINE CRISTINA DO NASCIMENTO OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ALINE" "autor_email" => "acnoliveira@hotmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }