FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO AUXILIARES NO ENSINO DE MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97948 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4390 "inscrito_id" => 11684 "titulo" => "FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO AUXILIARES NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Em meio a era digital, as escolas têm encontrado dificuldade de competir pela atenção dos alunos da geração “Z”, de modo que o ensino tradicional perde a capacidade de conseguir a atenção destes, principalmente na disciplina de matemática, vista por muitos estudantes como uma disciplina de difícil assimilação e sem aplicação prática no cotidiano. A percepção dessa problemática, força pedagogos e professores dessa área do conhecimento a descobrirem novas formas de ensino, que desmistifiquem essa matéria. Desta forma, este trabalho tem o objetivo de oferecer subsídios aos professores da educação básica, que podem auxiliá-los na dinamização no ensino da matemática. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica em materiais que apresentam propostas metodológicas sobre o uso da tecnologia no ensino e como as ferramentas digitais podem contribuir para o engajamento dos alunos durante as aulas. Portanto, pretende-se oferecer uma proposta de ensino que utilize as principais informações das últimas pesquisas com base em novos estudos e experiências que comprovam a eficiência das ferramentas tecnológicas no ensino de matemática. Dessa forma, conclui-se que a utilização correta das tecnologias digitais proporciona resultados positivos, de modo a permitir aos estudantes uma maior interação com os conteúdos e consequentemente uma melhor compreensão da matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11684_TB4390_22102023104858.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS MEDEIROS DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "CARLOS LUCENA" "autor_email" => "carloslucena2011@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97948 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4390 "inscrito_id" => 11684 "titulo" => "FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COMO AUXILIARES NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "Em meio a era digital, as escolas têm encontrado dificuldade de competir pela atenção dos alunos da geração “Z”, de modo que o ensino tradicional perde a capacidade de conseguir a atenção destes, principalmente na disciplina de matemática, vista por muitos estudantes como uma disciplina de difícil assimilação e sem aplicação prática no cotidiano. A percepção dessa problemática, força pedagogos e professores dessa área do conhecimento a descobrirem novas formas de ensino, que desmistifiquem essa matéria. Desta forma, este trabalho tem o objetivo de oferecer subsídios aos professores da educação básica, que podem auxiliá-los na dinamização no ensino da matemática. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica em materiais que apresentam propostas metodológicas sobre o uso da tecnologia no ensino e como as ferramentas digitais podem contribuir para o engajamento dos alunos durante as aulas. Portanto, pretende-se oferecer uma proposta de ensino que utilize as principais informações das últimas pesquisas com base em novos estudos e experiências que comprovam a eficiência das ferramentas tecnológicas no ensino de matemática. Dessa forma, conclui-se que a utilização correta das tecnologias digitais proporciona resultados positivos, de modo a permitir aos estudantes uma maior interação com os conteúdos e consequentemente uma melhor compreensão da matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11684_TB4390_22102023104858.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ CARLOS MEDEIROS DE LUCENA" "autor_nome_curto" => "CARLOS LUCENA" "autor_email" => "carloslucena2011@hotmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }