O uso da Experimentação durante o ensino de Química é uma forma eficaz de contextualizar a disciplina e aproximá-la do cotidiano do discente. Entretanto, a falta de tempo e recursos para a realização de aulas experimentais, são problemáticas que distanciam esse tipo de metodologia da realidade das escolas. Em vista do exposto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um material didático chamado “Química fora da Caixa”, utilizando materiais de baixo custo, que facilite a realização de aulas experimentais mais dinâmicas e contextualizadas sobre Cinética Química. Com esse propósito, o trabalho foi dividido em etapas: visita à escola, elaboração do material e aplicação. Com isso, iniciou-se a elaboração dos experimentos contemplados pelo Kit e da Ficha Experimental, que seria utilizada como um guia para as aulas. O material foi aplicado em três turmas de 2º ano do ensino médio, perfazendo um total de 92 alunos. Quatro instrumentos de avaliação foram usados: a) diário de bordo, b) perguntas de caráter investigativo, c) questionário avaliativo e d) relatos de opinião dos alunos e dos professores. Os resultados obtidos apontaram para um maior entusiasmo e envolvimento dos estudantes com a aula. O uso do material, proporcionou aos discentes e professores a realização de uma aula prática contextualizada de caráter investigativo com um menor custo e com maior ludicidade. Além contribuir não apenas para a formação acadêmica dos alunos, mas também para a construção de cidadão capazes de compreender a significância da Química em sua vida.