Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUÍMICA FORA DA CAIXA: USO DE KITS EXPERIMENTAIS DE BAIXO CUSTO COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA AULAS EXPERIMENTAIS.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100184
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7305
    "inscrito_id" => 17409
    "titulo" => "QUÍMICA FORA DA CAIXA: USO DE KITS EXPERIMENTAIS DE BAIXO CUSTO COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA AULAS EXPERIMENTAIS."
    "resumo" => "O uso da Experimentação durante o ensino de Química é uma forma eficaz de contextualizar a disciplina e aproximá-la do cotidiano do discente. Entretanto, a falta de tempo e recursos para a realização de aulas experimentais, são problemáticas que distanciam esse tipo de metodologia da realidade das escolas. Em vista do exposto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um material didático chamado “Química fora da Caixa”, utilizando materiais de baixo custo, que facilite a realização de aulas experimentais mais dinâmicas e contextualizadas sobre Cinética Química. Com esse propósito, o trabalho foi dividido em etapas: visita à escola, elaboração do material e aplicação. Com isso, iniciou-se a elaboração dos experimentos contemplados pelo Kit e da Ficha Experimental, que seria utilizada como um guia para as aulas. O material foi aplicado em três turmas de 2º ano do ensino médio, perfazendo um total de 92 alunos. Quatro instrumentos de avaliação foram usados: a) diário de bordo, b) perguntas de caráter investigativo, c) questionário avaliativo e d) relatos de opinião dos alunos e dos professores. Os resultados obtidos apontaram para um maior entusiasmo e envolvimento dos estudantes com a aula. O uso do material, proporcionou aos discentes e professores a realização de uma aula prática contextualizada de caráter investigativo com um menor custo e com maior ludicidade. Além contribuir não apenas para a formação acadêmica dos alunos, mas também para a construção de cidadão capazes de compreender a significância da Química em sua vida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17409_TB7305_17112023075003.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA DE PAULA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA SANTOS"
    "autor_email" => "santosvitoria@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100184
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7305
    "inscrito_id" => 17409
    "titulo" => "QUÍMICA FORA DA CAIXA: USO DE KITS EXPERIMENTAIS DE BAIXO CUSTO COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA AULAS EXPERIMENTAIS."
    "resumo" => "O uso da Experimentação durante o ensino de Química é uma forma eficaz de contextualizar a disciplina e aproximá-la do cotidiano do discente. Entretanto, a falta de tempo e recursos para a realização de aulas experimentais, são problemáticas que distanciam esse tipo de metodologia da realidade das escolas. Em vista do exposto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um material didático chamado “Química fora da Caixa”, utilizando materiais de baixo custo, que facilite a realização de aulas experimentais mais dinâmicas e contextualizadas sobre Cinética Química. Com esse propósito, o trabalho foi dividido em etapas: visita à escola, elaboração do material e aplicação. Com isso, iniciou-se a elaboração dos experimentos contemplados pelo Kit e da Ficha Experimental, que seria utilizada como um guia para as aulas. O material foi aplicado em três turmas de 2º ano do ensino médio, perfazendo um total de 92 alunos. Quatro instrumentos de avaliação foram usados: a) diário de bordo, b) perguntas de caráter investigativo, c) questionário avaliativo e d) relatos de opinião dos alunos e dos professores. Os resultados obtidos apontaram para um maior entusiasmo e envolvimento dos estudantes com a aula. O uso do material, proporcionou aos discentes e professores a realização de uma aula prática contextualizada de caráter investigativo com um menor custo e com maior ludicidade. Além contribuir não apenas para a formação acadêmica dos alunos, mas também para a construção de cidadão capazes de compreender a significância da Química em sua vida."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17409_TB7305_17112023075003.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VITÓRIA DE PAULA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "VITÓRIA SANTOS"
    "autor_email" => "santosvitoria@alu.ufc.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O uso da Experimentação durante o ensino de Química é uma forma eficaz de contextualizar a disciplina e aproximá-la do cotidiano do discente. Entretanto, a falta de tempo e recursos para a realização de aulas experimentais, são problemáticas que distanciam esse tipo de metodologia da realidade das escolas. Em vista do exposto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um material didático chamado “Química fora da Caixa”, utilizando materiais de baixo custo, que facilite a realização de aulas experimentais mais dinâmicas e contextualizadas sobre Cinética Química. Com esse propósito, o trabalho foi dividido em etapas: visita à escola, elaboração do material e aplicação. Com isso, iniciou-se a elaboração dos experimentos contemplados pelo Kit e da Ficha Experimental, que seria utilizada como um guia para as aulas. O material foi aplicado em três turmas de 2º ano do ensino médio, perfazendo um total de 92 alunos. Quatro instrumentos de avaliação foram usados: a) diário de bordo, b) perguntas de caráter investigativo, c) questionário avaliativo e d) relatos de opinião dos alunos e dos professores. Os resultados obtidos apontaram para um maior entusiasmo e envolvimento dos estudantes com a aula. O uso do material, proporcionou aos discentes e professores a realização de uma aula prática contextualizada de caráter investigativo com um menor custo e com maior ludicidade. Além contribuir não apenas para a formação acadêmica dos alunos, mas também para a construção de cidadão capazes de compreender a significância da Química em sua vida.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.