QUÍMICA FORA DA CAIXA: USO DE KITS EXPERIMENTAIS DE BAIXO CUSTO COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA AULAS EXPERIMENTAIS.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100184 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7305 "inscrito_id" => 17409 "titulo" => "QUÍMICA FORA DA CAIXA: USO DE KITS EXPERIMENTAIS DE BAIXO CUSTO COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA AULAS EXPERIMENTAIS." "resumo" => "O uso da Experimentação durante o ensino de Química é uma forma eficaz de contextualizar a disciplina e aproximá-la do cotidiano do discente. Entretanto, a falta de tempo e recursos para a realização de aulas experimentais, são problemáticas que distanciam esse tipo de metodologia da realidade das escolas. Em vista do exposto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um material didático chamado “Química fora da Caixa”, utilizando materiais de baixo custo, que facilite a realização de aulas experimentais mais dinâmicas e contextualizadas sobre Cinética Química. Com esse propósito, o trabalho foi dividido em etapas: visita à escola, elaboração do material e aplicação. Com isso, iniciou-se a elaboração dos experimentos contemplados pelo Kit e da Ficha Experimental, que seria utilizada como um guia para as aulas. O material foi aplicado em três turmas de 2º ano do ensino médio, perfazendo um total de 92 alunos. Quatro instrumentos de avaliação foram usados: a) diário de bordo, b) perguntas de caráter investigativo, c) questionário avaliativo e d) relatos de opinião dos alunos e dos professores. Os resultados obtidos apontaram para um maior entusiasmo e envolvimento dos estudantes com a aula. O uso do material, proporcionou aos discentes e professores a realização de uma aula prática contextualizada de caráter investigativo com um menor custo e com maior ludicidade. Além contribuir não apenas para a formação acadêmica dos alunos, mas também para a construção de cidadão capazes de compreender a significância da Química em sua vida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17409_TB7305_17112023075003.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA DE PAULA SANTOS" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA SANTOS" "autor_email" => "santosvitoria@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100184 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7305 "inscrito_id" => 17409 "titulo" => "QUÍMICA FORA DA CAIXA: USO DE KITS EXPERIMENTAIS DE BAIXO CUSTO COMO FERRAMENTA FACILITADORA PARA AULAS EXPERIMENTAIS." "resumo" => "O uso da Experimentação durante o ensino de Química é uma forma eficaz de contextualizar a disciplina e aproximá-la do cotidiano do discente. Entretanto, a falta de tempo e recursos para a realização de aulas experimentais, são problemáticas que distanciam esse tipo de metodologia da realidade das escolas. Em vista do exposto, o objetivo deste trabalho é desenvolver um material didático chamado “Química fora da Caixa”, utilizando materiais de baixo custo, que facilite a realização de aulas experimentais mais dinâmicas e contextualizadas sobre Cinética Química. Com esse propósito, o trabalho foi dividido em etapas: visita à escola, elaboração do material e aplicação. Com isso, iniciou-se a elaboração dos experimentos contemplados pelo Kit e da Ficha Experimental, que seria utilizada como um guia para as aulas. O material foi aplicado em três turmas de 2º ano do ensino médio, perfazendo um total de 92 alunos. Quatro instrumentos de avaliação foram usados: a) diário de bordo, b) perguntas de caráter investigativo, c) questionário avaliativo e d) relatos de opinião dos alunos e dos professores. Os resultados obtidos apontaram para um maior entusiasmo e envolvimento dos estudantes com a aula. O uso do material, proporcionou aos discentes e professores a realização de uma aula prática contextualizada de caráter investigativo com um menor custo e com maior ludicidade. Além contribuir não apenas para a formação acadêmica dos alunos, mas também para a construção de cidadão capazes de compreender a significância da Química em sua vida." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID17409_TB7305_17112023075003.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITÓRIA DE PAULA SANTOS" "autor_nome_curto" => "VITÓRIA SANTOS" "autor_email" => "santosvitoria@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }