O ensino de química no ensino médio é considerado enfadonho pelos alunos, pois os conteúdos são complexos e parecem distantes da realidade deles. Buscando despertar o interesse, foram utilizadas tirinhas como recurso didático. O estudo foi realizado em uma escola pública, em três etapas: Avaliação diagnóstica, aula expositiva sobre propriedades da matéria usando tirinhas e avaliação posterior. Os participantes foram alunos do ensino médio, com dificuldades e desinteresse durante as aulas de química. Na avaliação inicial, foi observado um mau desempenho em uma questão sobre mudanças de estados físicos da matéria, apresentada em formato de tirinha. Na aula expositiva, foram utilizadas tirinhas como gênero textual, os alunos demonstraram maior interesse e participação. Na avaliação final, foram incluídas questões em formato de tirinha, houve uma melhora no rendimento, indicando o potencial das tirinhas em expressar conceitos científicos de forma acessível, viabilizando seu uso na educação básica. O estudo conclui que as tirinhas podem ser um recurso didático capaz de abordar diversos conteúdos de química, devido aos seus traços narrativos lúdicos. Os resultados mostraram um melhor desempenho dos alunos, maior participação nas aulas e da melhoria na assimilação dos conteúdos.