Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O PAPEL DO PROFESSOR DE ESCOLA PUBLICA NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA

Palavra-chaves: PAPEL DO PROFESSOR, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO DE ESPANHOL Comunicação Oral (CO) Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10017
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 853
    "inscrito_id" => 1546
    "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR DE ESCOLA PUBLICA NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA"
    "resumo" => "Definir o papel do professor do século XXI não é uma tarefa fácil. Porque, na atualidade, o professor é multidisciplinar, ele não exerce somente sua função tal como a de outros profissionais do âmbito escolar. Como por exemplo, de conselheiro escolar, psicólogo, e às vezes até mesmo de responsável pelo aluno. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo de apresentar um breve histórico do papel do professor de língua estrangeira nos métodos e abordagens aplicados ao ensino de língua espanhola e mostrar a visão dos docentes e alunos de espanhol de algumas escolas públicas sobre o papel atual do professor de língua estrangeira. Como metodologia, nossa pesquisa se caracteriza como qualitativa-descritiva e como instrumento de coleta de dados utilizamos observações e questionários aplicados a professores e alunos de espanhol de algumas escolas publicas. Trazemos como base teórica autores como Paraquett (2009), Rodrigues (2010), PCN+ (BRASIL, 2002), EMEC (2014) dentre outros autores de igual importância para a pesquisa. Após nossas leituras e análise, pudemos concluir que nos métodos mais tradicionais toda a responsabilidade pelo aprendizado era do professor, já nas abordagens mais comunicativas essa responsabilidade é compartilhada com o aluno e a função do professor é, principalmente, promover ambientes de interação e descontração; no entanto, a visão que os alunos e alguns professores têm do papel do professor ainda é muito tradicional e pouco flexível. Veremos também como a licenciatura em língua espanhola esta se expandindo desde a aprovação da lei 11.161/05 que implanta a língua espanhola no currículo do ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "PAPEL DO PROFESSOR, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO DE ESPANHOL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_47_53_idinscrito_1546_d9fa5095ced2f15c19b5241b746fdfb2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGDA CRISTINA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MAGDA COSTA"
    "autor_email" => "magdacosta18@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10017
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 853
    "inscrito_id" => 1546
    "titulo" => "O PAPEL DO PROFESSOR DE ESCOLA PUBLICA NO ENSINO DA LÍNGUA ESPANHOLA"
    "resumo" => "Definir o papel do professor do século XXI não é uma tarefa fácil. Porque, na atualidade, o professor é multidisciplinar, ele não exerce somente sua função tal como a de outros profissionais do âmbito escolar. Como por exemplo, de conselheiro escolar, psicólogo, e às vezes até mesmo de responsável pelo aluno. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo de apresentar um breve histórico do papel do professor de língua estrangeira nos métodos e abordagens aplicados ao ensino de língua espanhola e mostrar a visão dos docentes e alunos de espanhol de algumas escolas públicas sobre o papel atual do professor de língua estrangeira. Como metodologia, nossa pesquisa se caracteriza como qualitativa-descritiva e como instrumento de coleta de dados utilizamos observações e questionários aplicados a professores e alunos de espanhol de algumas escolas publicas. Trazemos como base teórica autores como Paraquett (2009), Rodrigues (2010), PCN+ (BRASIL, 2002), EMEC (2014) dentre outros autores de igual importância para a pesquisa. Após nossas leituras e análise, pudemos concluir que nos métodos mais tradicionais toda a responsabilidade pelo aprendizado era do professor, já nas abordagens mais comunicativas essa responsabilidade é compartilhada com o aluno e a função do professor é, principalmente, promover ambientes de interação e descontração; no entanto, a visão que os alunos e alguns professores têm do papel do professor ainda é muito tradicional e pouco flexível. Veremos também como a licenciatura em língua espanhola esta se expandindo desde a aprovação da lei 11.161/05 que implanta a língua espanhola no currículo do ensino médio."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino-aprendizagem de Espanhol-língua estrangeira"
    "palavra_chave" => "PAPEL DO PROFESSOR, ESCOLA PÚBLICA, ENSINO DE ESPANHOL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_23_47_53_idinscrito_1546_d9fa5095ced2f15c19b5241b746fdfb2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAGDA CRISTINA DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MAGDA COSTA"
    "autor_email" => "magdacosta18@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

Definir o papel do professor do século XXI não é uma tarefa fácil. Porque, na atualidade, o professor é multidisciplinar, ele não exerce somente sua função tal como a de outros profissionais do âmbito escolar. Como por exemplo, de conselheiro escolar, psicólogo, e às vezes até mesmo de responsável pelo aluno. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo de apresentar um breve histórico do papel do professor de língua estrangeira nos métodos e abordagens aplicados ao ensino de língua espanhola e mostrar a visão dos docentes e alunos de espanhol de algumas escolas públicas sobre o papel atual do professor de língua estrangeira. Como metodologia, nossa pesquisa se caracteriza como qualitativa-descritiva e como instrumento de coleta de dados utilizamos observações e questionários aplicados a professores e alunos de espanhol de algumas escolas publicas. Trazemos como base teórica autores como Paraquett (2009), Rodrigues (2010), PCN+ (BRASIL, 2002), EMEC (2014) dentre outros autores de igual importância para a pesquisa. Após nossas leituras e análise, pudemos concluir que nos métodos mais tradicionais toda a responsabilidade pelo aprendizado era do professor, já nas abordagens mais comunicativas essa responsabilidade é compartilhada com o aluno e a função do professor é, principalmente, promover ambientes de interação e descontração; no entanto, a visão que os alunos e alguns professores têm do papel do professor ainda é muito tradicional e pouco flexível. Veremos também como a licenciatura em língua espanhola esta se expandindo desde a aprovação da lei 11.161/05 que implanta a língua espanhola no currículo do ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.