Definir o papel do professor do século XXI não é uma tarefa fácil. Porque, na atualidade, o professor é multidisciplinar, ele não exerce somente sua função tal como a de outros profissionais do âmbito escolar. Como por exemplo, de conselheiro escolar, psicólogo, e às vezes até mesmo de responsável pelo aluno. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo de apresentar um breve histórico do papel do professor de língua estrangeira nos métodos e abordagens aplicados ao ensino de língua espanhola e mostrar a visão dos docentes e alunos de espanhol de algumas escolas públicas sobre o papel atual do professor de língua estrangeira. Como metodologia, nossa pesquisa se caracteriza como qualitativa-descritiva e como instrumento de coleta de dados utilizamos observações e questionários aplicados a professores e alunos de espanhol de algumas escolas publicas. Trazemos como base teórica autores como Paraquett (2009), Rodrigues (2010), PCN+ (BRASIL, 2002), EMEC (2014) dentre outros autores de igual importância para a pesquisa. Após nossas leituras e análise, pudemos concluir que nos métodos mais tradicionais toda a responsabilidade pelo aprendizado era do professor, já nas abordagens mais comunicativas essa responsabilidade é compartilhada com o aluno e a função do professor é, principalmente, promover ambientes de interação e descontração; no entanto, a visão que os alunos e alguns professores têm do papel do professor ainda é muito tradicional e pouco flexível. Veremos também como a licenciatura em língua espanhola esta se expandindo desde a aprovação da lei 11.161/05 que implanta a língua espanhola no currículo do ensino médio.