A presente pesquisa encontra-se em estágio de desenvolvimento, por tratar-se de uma pesquisa de levantamento bibliográfico, de caráter descritivo-explicativo, onde serão observados estudos já desenvolvidos que embasam os caminhos da educação inclusiva; objetivando um ensino e aprendizagem de qualidade para alunos com baixa visão.Uma vez que a baixa visão ou visão subnormal, corresponde quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica. Assim, o presente artigo terá como objetivo investigar os procedimentos dos docentes em relação à inclusão de materiais alternativos e métodos que medeiam a aprendizagem de alunos com baixa visão. Metodologicamente o estudo baseia-se em um conjunto de ajustes que favorecem o acesso de todos os alunos à proposta curricular de ensino. No entanto é necessário a divulgação para que sejam reconhecidas as condições do déficit de atenção; fazendo então o uso recursos que favoreçam o desenvolvimento destes alunos nas atividades, usando recursos tais como: óculos adequados, lupas, softwares de leitura, ampliadores de tela, gravadores de áudio, entre outros. Uma vez que é de fundamental importância o acompanhamento da pessoa com baixa visão por profissionais especializados na área da deficiência visual em Salas de Educacional Especializado- AEE, e/ou encaminhamento aos programas específicos de atendimento. Os estudantes com baixa visão necessitam de recursos ópticos e não ópticos para desempenharem suas atividades escolares. Para os devidos fins, esta pesquisa almeja resultados que subsidiem a temática, a fim de obter comparações com outras literaturas que tratam o assunto, buscando assim similaridades entre os estudos já produzidos, com o intuito ainda de melhorar esse campo de conhecimento que merece ser cada vez mais estudado.