ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DE UMA OFICINA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO MATERIAIS MANIPULÁVEIS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100076 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7147 "inscrito_id" => 22229 "titulo" => "ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DE UMA OFICINA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO MATERIAIS MANIPULÁVEIS" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma ação realizada por meio do Programa Residência Pedagógica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – campus Santa Cruz. Tem o objetivo de apresentar os resultados obtidos a partir da aplicação de uma oficina didática no ensino do conteúdo matemático referente à Geometria, tendo em vista que muitas vezes este tópico pode acabar não sendo abordado em sala de aula de forma satisfatória, logo, torna-se necessária a adoção de novas metodologias para que os processos de ensino e de aprendizagem se tornem eficientes. Nesse sentido, buscou-se articular teoria e prática, de forma que os conceitos geométricos pudessem ser trabalhados de forma mais dinâmica e interativa, desse modo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em trabalhos acadêmicos e documentos oficiais visando observar como a geometria é abordada e quais metodologias de ensino são mais viáveis para o ensino deste conteúdo. Assim, optou-se em abordar os tópicos relacionados a área e perímetro de figuras planas como quadrado, triângulo, retângulo e paralelogramo por meio da utilização de materiais manipuláveis, tendo em vista que estes podem favorecer a aprendizagem de matemática e proporcionar um processo de ensino proveitoso. O desenvolvimento desta oficina foi realizado na Escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, localizada na cidade de Santa Cruz/RN, onde participaram da atividade 80 alunos do primeiro ano do ensino médio. Como resultados, constatou-se que a maioria dos estudantes compreendeu bem os tópicos apresentados com esta metodologia e demonstraram interesse e envolvimento. Portanto, ao analisar os resultados obtidos, conclui-se que o ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis torna-se uma opção viável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID22229_TB7147_04102023223102.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VALDENÍCIO RODRIGUES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ VALDENÍCIO" "autor_email" => "valdenicio2016@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100076 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7147 "inscrito_id" => 22229 "titulo" => "ENSINO DE GEOMETRIA POR MEIO DE UMA OFICINA DIDÁTICA: UMA PROPOSTA UTILIZANDO MATERIAIS MANIPULÁVEIS" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma ação realizada por meio do Programa Residência Pedagógica do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – campus Santa Cruz. Tem o objetivo de apresentar os resultados obtidos a partir da aplicação de uma oficina didática no ensino do conteúdo matemático referente à Geometria, tendo em vista que muitas vezes este tópico pode acabar não sendo abordado em sala de aula de forma satisfatória, logo, torna-se necessária a adoção de novas metodologias para que os processos de ensino e de aprendizagem se tornem eficientes. Nesse sentido, buscou-se articular teoria e prática, de forma que os conceitos geométricos pudessem ser trabalhados de forma mais dinâmica e interativa, desse modo, foi realizada uma pesquisa bibliográfica em trabalhos acadêmicos e documentos oficiais visando observar como a geometria é abordada e quais metodologias de ensino são mais viáveis para o ensino deste conteúdo. Assim, optou-se em abordar os tópicos relacionados a área e perímetro de figuras planas como quadrado, triângulo, retângulo e paralelogramo por meio da utilização de materiais manipuláveis, tendo em vista que estes podem favorecer a aprendizagem de matemática e proporcionar um processo de ensino proveitoso. O desenvolvimento desta oficina foi realizado na Escola Estadual Professor Francisco de Assis Dias Ribeiro, localizada na cidade de Santa Cruz/RN, onde participaram da atividade 80 alunos do primeiro ano do ensino médio. Como resultados, constatou-se que a maioria dos estudantes compreendeu bem os tópicos apresentados com esta metodologia e demonstraram interesse e envolvimento. Portanto, ao analisar os resultados obtidos, conclui-se que o ensino de geometria utilizando materiais manipuláveis torna-se uma opção viável." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID22229_TB7147_04102023223102.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ VALDENÍCIO RODRIGUES OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ VALDENÍCIO" "autor_email" => "valdenicio2016@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }