FORMAÇÃO ENTRE PARES: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM EM CASCATA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100103 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7193 "inscrito_id" => 6243 "titulo" => "FORMAÇÃO ENTRE PARES: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM EM CASCATA" "resumo" => "A troca de experiências entre os pares gera conhecimentos capazes de melhorar a prática profissional e acadêmica dos diversos atores do cenário educacional. Neste artigo busca-se apresentar as estratégias utilizadas por gestores, professores e discentes para o desenvolvimento de aprendizagens compartilhadas nas diversas áreas do conhecimento, entre os atores de cada categoria. Nessa perspectiva realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, por meio da qual pôde-se observar que existem diversos tipos de formações: As proporcionadas pelas Secretarias de Estaduais e Municipais de Educação, pelas Instituições de Ensino, pelos membros da gestão, professores e alunos, e até por outras instâncias, educacionais ou não. Para isso há uma articulação entre os que pretendem ou precisam aprender e aqueles que se sentem capazes de atuar de forma colaborativa para buscar soluções para os desafios cotidianos de aprendizagem de forma a replicar suas experiências exitosas e colaborar nesse processo. Sendo assim, há uma troca de conhecimentos entre os pares, onde a prática do que se sabe e o processo acerca do que se quer aprender torna-se o ponto de partida para que haja esse compartilhamento de informações e de saberes que ajudarão a todos os participantes das formações a descobrirem novas estratégias de aprendizagem para poderem chegar aos conhecimentos desejados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID6243_TB7193_10122023233407.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁGILA KELLEN DE CARVALHO MONTE BRINGEL" "autor_nome_curto" => "NÁGILA KELLEN" "autor_email" => "nbbcarvalho@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100103 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7193 "inscrito_id" => 6243 "titulo" => "FORMAÇÃO ENTRE PARES: UMA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM EM CASCATA" "resumo" => "A troca de experiências entre os pares gera conhecimentos capazes de melhorar a prática profissional e acadêmica dos diversos atores do cenário educacional. Neste artigo busca-se apresentar as estratégias utilizadas por gestores, professores e discentes para o desenvolvimento de aprendizagens compartilhadas nas diversas áreas do conhecimento, entre os atores de cada categoria. Nessa perspectiva realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, por meio da qual pôde-se observar que existem diversos tipos de formações: As proporcionadas pelas Secretarias de Estaduais e Municipais de Educação, pelas Instituições de Ensino, pelos membros da gestão, professores e alunos, e até por outras instâncias, educacionais ou não. Para isso há uma articulação entre os que pretendem ou precisam aprender e aqueles que se sentem capazes de atuar de forma colaborativa para buscar soluções para os desafios cotidianos de aprendizagem de forma a replicar suas experiências exitosas e colaborar nesse processo. Sendo assim, há uma troca de conhecimentos entre os pares, onde a prática do que se sabe e o processo acerca do que se quer aprender torna-se o ponto de partida para que haja esse compartilhamento de informações e de saberes que ajudarão a todos os participantes das formações a descobrirem novas estratégias de aprendizagem para poderem chegar aos conhecimentos desejados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID6243_TB7193_10122023233407.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "NÁGILA KELLEN DE CARVALHO MONTE BRINGEL" "autor_nome_curto" => "NÁGILA KELLEN" "autor_email" => "nbbcarvalho@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }