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ISBN: 978-65-86901-60-3
VIII ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL EM PERNAMBUCO

E-BOOK 1 VIII EPEPE
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Prefácio

     Esta coletânea reúne artigos apresentados no 8º Encontro de Pesquisa Educacional de Pernambuco (Epepe), realizado nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2021, de forma totalmente on-line, em função da pandemia da COVID-19, numa promoção da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da sua Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes).
     O Epepe envolve estudantes, professores, pesquisadores e gestores no debate em torno da pesquisa educacional. Em sua oitava edição, trouxe como tema central “Educação: Esperançar em tempos de crises”, com o objetivo de debater as diferentes perspectivas em torno das várias crises que se apresentam no país.
     Realizado bianualmente, na edição de 2021, contou com a cooperação dos seguintes parceiros institucionais: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Rede de Educação do Semiárido Brasileiro (Resab), Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire) e Cátedra UNESCO/UNICAP de Direitos Humanos Helder Câmara.
     O 8º Epepe foi organizado em 21 eixos temáticos e os artigos apresentados nas próximas páginas foram selecionados, pelo Comitê Científico do evento, nos eixos “Trabalho e Formação Docente”; “Ensino Médio, Educação Profissional e Tecnológica”, “Direitos Humanos e Educação” e  “Humanidades e Educação”
     Os textos foram reunidos no intuito de socializar pesquisas que refletissem diferentes formas de valorização docente, apresentadas na forma de trabalhos de pesquisa que tratam dos mais diversos temas e têm repercussão no trabalho docente, como saberes sobre formação e a carreira docente. Esses trabalhos apresentam as dificuldades enfrentadas pelos docentes na luta pela valorização da categoria, por meio da articulação de políticas públicas para uma Educação de qualidade e igualitária. Mostram também o engajamento e o comprometimento dos docentes durante seu processo de formação.
     No artigo “Estágio Curricular e Residência Pedagógica: uma experiência formativa de socialização e produção do conhecimento”, Kátia Costa Lima Corrêa de Araújo argumenta que a reflexão sobre as experiências vivenciadas no Estágio Curricular e nas práticas da Residência Pedagógica potencializam esses espaços de formação. 
     Em “Reflexões sobre a formação de professores/as de química no Estágio Supervisionado durante o contexto das aulas remotas”, Mateus Henrique da Costa e Jeneffe Ferreira dos Santos apresentam uma profícua experiência formativa realizada no componente curricular de Estágio Supervisionado durante a pandemia da COVID-19. O estudo mostra que as práticas docentes foram repensadas e adaptadas à modalidade remota de ensino.
     O artigo “Construções discursivas da formação nas práticas curriculares: avaliativas de professores no Agreste Pernambucano” recupera o debate sobre a assimilação do currículo e as práticas curriculares-avaliativas, mostrando que o currículo prescrito é o parâmetro utilizado para o desenvolvimento da prática, todavia essa conquista novos sentidos e perspectivas no cotidiano da sala de aula. São autoras da pesquisa Lucinalva Andrade Ataide de Almeida, Maria Isabel Nunes dos Santos Torres, Letícia Myllena Alves da Silva e Taísa da Silva.
     Suelma Amorim do Nascimento e Marcelo Sabbatini, em “O ensino híbrido na percepção de licenciados em ciências biológicas na formação inicial da Universidade Federal de Pernambuco”, descrevem estratégias de “hibridização da Educação” e pretendem aferir a percepção dos estudantes sobre o ensino híbrido. 
     Com o título “A relação entre a Educação Emocional e a prática docente”, de autoria de Anna Carolliny da Silva e Ana Lúcia Leal, o trabalho desenvolve uma discussão sobre a Educação Emocional como instrumento para uma prática profissional mais saudável emocionalmente e sua influência no processo de ensino e aprendizagem. Com ênfase no desgaste no exercício da profissão docente, e consequente desvalorização da categoria, o trabalho sugere a importância do estudo das emoções na prática docente, considerando os benefícios para os que a utilizam.
     O trabalho apresentado por Tatiana Lira de Freitas e Valquíria Ferreira Bezerra Barbosa, “Desafios à integração entre a Educação de Jovens e Adultos e a Educação Profissional e Tecnológica”, buscou compreender e analisar alguns desafios à integração entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Profissional e Tecnológica (EPT). As autoras identificam inúmeros desafios às ofertas de EJA integrado à EPT, destacando “o despreparo e a desvalorização dos profissionais da Educação para lidar com as especificidades e necessidades dos estudantes na modalidade...”, sendo esse um dos muitos desafios para que a EJA integrada à EPT venha a ser uma modalidade de Educação Profissional de forma a garantir uma Educação consoante à concepção de Educação unitária mais justa e igualitária.
     Ainda no que diz respeito à valorização docente, o trabalho de Alessandra Maria dos Santos, intitulado “Educação para os Direitos Humanos: um olhar sobre a formação docente em Recife-PE”, a autora apresenta uma discussão sobre a formação docente na área de Educação e Direitos Humanos, tendo em vista sua importância para lidar com situações de conflito, muitas vezes vivenciadas pelos docentes, no exercício na profissão, particularmente, no que respeita a situações de violência que envolve estudantes que cumprem medidas socioeducativas.
     Nesse sentido, o trabalho apresentado por Thaiz Reis Albuquerque de Castro, intitulado “Desvalorização docente: uma análise das representações sociais em comunicações de professores no Facebook” traz uma reflexão sobre as representações sociais da profissão docente em comunicações entre professores, publicadas na rede social Facebook, marcadas pelo sentimento de desvalorização e desprestígio da profissão.
     O último artigo, o trabalho intitulado “PROEJA: desafios, limites e possibilidades”, de Giselli Késia Oliveira Cavalcanti e Edlamar Oliveira dos Santos, trata dos desafios na implementação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), com especial destaque aos processos de adesão e resistência a esse programa, bem como a ênfase no necessário investimento em formação continuada dos docentes que atuam no campo da Educação Profissional. 
Boa Leitura!

Darcilene C. Gomes
Zarah Barbosa Lira
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