O Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (Epepe) é um espaço de diálogo entre pesquisadores, professores e estudantes no debate dos grandes temas que mobilizam as pesquisas educacionais. Criado pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), por meio da Diretoria de Pesquisas Sociais (Dipes), em 2006, ao longo dos anos vem se tornando uma referência enquanto espaço de compartilhamento de pesquisas no campo da educação.
Em sua oitava edição, o Epepe foi realizado na modalidade remota em função da Pandemia de COVID-19, no período de 23 a 25 de novembro de 2021 e contou com a parceria de programas de Pós-graduação da Fundaj, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Universidade de Pernambuco (UPE), do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), da Faculdade Frassinetti do Recife (Fafire), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), além da Rede de Educação do Semi-árido Brasileiro (Resab) e da Cátedra Unicap de Direitos Humanos.
Com quase 2 mil inscritos e a submissão de 520 trabalhos avaliados por um comitê científico, distribuído em 21 eixos temáticos, 12 relatos de experiência foram indicados para compor este e-book.
A presente obra é fruto de uma construção coletiva, iniciada mediante o trabalho da coordenação dos comitês científicos e pareceristas, ao selecionar trabalhos considerados relevantes. Dentre a diversidade de experiências, alguns relatos apresentam práticas pedagógicas com ênfase na superação dos desafios enfrentados em razão da crise sanitária imposta pela pandemia de COVID-19.
No relato “Práticas Pedagógicas e Metodologias Ativas na Perspectiva do Engajamento Estudantil”, Janaína Siqueira Santos Sales Ribeiro, João Junior Joaquim da Silva, Simone Rodrigues Laureano e Maria Luciana de Melo Silva Costa, apresentam duas práticas pedagógicas propostas no ensino básico com a utilização de metodologias ativas com educandos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Projeto Travessia Médio, na Escola de Referência de Ensino Médio Gonçalo Antunes Bezerra, no município de Alagoinha-PE e com educandos em uma comunidade escolar no município de Jaboatão dos Guararapes-PE.
No relato “Inclusão: produzindo janela na libras, com aplicativos para videoaulas”, Leandro Otavio da Silva, Déborah Karolaynne Nascimento de Paula Souza e Hércules Santiago Silva, descrevem a experiência no desenvolvimento de um minicurso de tradução de legendas das Libras para videoaulas com conteúdos audiovisuais facilitadores do processo de ensino-aprendizagem.
Com o título “Primavere-se: cores, sons, aromas e descobertas”, Camila Maria Oliveira, Jéssica Maria Oliveira e Taíssa Nascimento Bastos, apresentam uma experiência pedagógica que envolveu as crianças do Centro Municipal de Educação e Desenvolvimento Infantil (Cemedi) Maria Auxiliadora Arruda, do município do Paulista-PE, que possibilitou os educandos contemplarem e experienciarem a natureza, de forma a potencializar o processo de aprendizagem e construção do conhecimento por meio da criatividade que a relação com a natureza estimula nas crianças.
O relato apresentado por Ricardo Maurício da Silva e Janiara Almeida Pinheiro Lima, intitulado “A Aula Prática no Ensino de Matemática: o cálculo da altura das Palmeiras-Imperiais para compreensão do Teorema de Tales”, apresenta uma atividade desenvolvida com discentes da Escola Técnica Estadual (ETE) Alfredo Freyre, localizada no Recife-PE, que abordou, por meio de aula prática, o conteúdo da Geometria Plana referente ao Teorema de Tales, a partir do cálculo das alturas das palmeiras-imperiais presentes no pátio da escola.
Intitulado “O Retorno de Cân: uma experiência de gamificação na educação, durante a pandemia”, Jéssica Wanessa dos Santos Miranda e Viviane Toraci Alonso de Andrade, narra a experiência pedagógica vivenciada no âmbito do projeto “O Retorno de Cân”, realizado numa parceria do Laboratório Multiusuários em Humanidades (multiHlab) da Fundaj com a Escola de Referencia em Ensino Médio Professor Cândido Duarte (Recife-PE), baseado no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e técnicas de gamificação na educação.
A experiência relatada por Patrícia Verônica de Azevedo Brayner, intitulada “Jacarezinho, Discussão Histórico-Sociológica” nasce a partir de uma crítica postada por uma professora de Língua Portuguesa no grupo de Whatsapp de professores e alunos, a respeito de uma chacina ocorrida na favela do Jacarezinho (Rio de Janeiro-RJ), a qual motivou um comentário provocativo por parte de um aluno que compreendeu a abordagem policial como correta, considerando, segundo o aluno, que as pessoas que haviam morrido não eram “cidadãos de bem”. Tal discussão oportunizou uma experiência realizada com alunos do Ensino Médio do Colégio Grande Passo, escola privada do Recife-PE, que teve como objetivo principal relacionar o ocorrido na chacina do Jacarezinho com a discriminação racial e o racismo estrutural no Brasil.
Gleiciane Maiara de Oliveira Silva, Maelli Kelly da Silva Monteiro, Thays Marcely Santos Oliveira e Eveline Borges, trazem no relato “Perspectivas Sobre os Saberes e Fazeres Docente: um estudo no ensino fundamental”, a possibilidade de reflexão sobre o ser e o fazer docente no contexto de ensino remoto para o desenvolvimento de suas práticas no cotidiano educacional em razão da pandemia do COVID-19.
Com o título “A Experiência do Notório Saber em Cultura Popular na Universidade de Pernambuco”, Raphael de França e Silva, Flávia Mayanna Timóteo Gallindo Roma de Sena e Andréa Bandeira Silva de Farias, relatam o processo de execução do Edital Extensão nº 03/2020, referente à inscrição pública para seleção e concessão do título de Notório Saber em Cultura Popular, concedido a mestres e mestras de saberes populares no âmbito da Universidade de Pernambuco (UPE).
O relato apresentado por Gabriela Lins Falcão, Gabriela Lima de Albuquerque e João Victor Fernandes Santana de Oliveira, cujo título é “ Conectar para Ler o Mundo: a Biblioteca Comunitária Mangueira da Torre”, narra experiências obtidas com a equipe do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) na implementação e consolidação do funcionamento físico e virtual de uma biblioteca comunitária, na Zona Norte do Recife, mediante parceria firmada entre o IFPE e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).
“Eleições, Cidadania e Mídias Digitais” de Cristiane Nóbrega Arruda e Patrícia Bandeira de Melo, traz o relato de um projeto cujo objetivo é a utilização das tecnologias de informação midiática como ferramenta relevante para a educação e a formação cidadã, a partir de debates estudantes-professor de modo a oportunizar, aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a possibilidade de refletir sobre a importância do processo eleitoral, promovendo o acesso às notícias, às pesquisas, às propagandas eleitorais, desenvolvendo, por meio das tecnologias da informação, uma leitura crítica em relação ao sistema político do país.
Com o título de “Gênero em Discussão: experiência de construção do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciências Sociais (GEICS) na Universidade do Minho, Portugal”, Rafaela Gonçalves Ribeiro, Joana Teixeira Ferraz da Silva, Sérgio Antônio Silva Rêgo e Aline Mota Albuquerque relatam a trajetória do GEICS em seus debates promovidos em torno das discussões que envolvem a categoria gênero, num sentido transversal, numa vertente educacional.
Encerrando esse e-book, o relato “Afet(o)Ações de um Corpo na Fenda: a estética do (des)caminho como possibilidade para o deslocamento sensível do pesquisar em Educação”, de Maria Rita Barbosa Piancó Pavão e Mário de Faria Carvalho, emerge das reflexões, de natureza poética, de uma pesquisadora do Mestrado em Educação Contemporânea, da Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, sobre questões relacionadas ao fazer-pesquisa na Educação, particularmente durante os acontecimentos de mortes e de luto ocasionados pela pandemia do COVID-19.
Manifestamos nossos agradecimentos aos autores e autoras que gentilmente compartilharam suas experiências que suscitam reflexões sobre questões que instigam a continuidade de estudos sobre as temáticas abordadas.
Boa leitura!
Cibele Maria Lima Rodrigues
Verônica Soares Fernandes
Zarah Barbosa Lira