AS METODOLOGIAS ATIVAS A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA: APLICAÇÃO EM UMA DISCIPLINA EXPERIMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94675 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 35 "inscrito_id" => 4673 "titulo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA: APLICAÇÃO EM UMA DISCIPLINA EXPERIMENTAL" "resumo" => "As técnicas básicas de Laboratório são fundamentais no ensino, uma vez que ensina as boas práticas de laboratório e como manusear as vidrarias de Laboratório assim como conduzir os experimentos. A sequência didática é uma abordagem que comtempla várias etapas para atingir um objetivo especifico, ao qual o aluno desenvolve uma série de competências e habilidades, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo, nesse sentido a atividade teve como objetivo proporcionar aos alunos da primeira série do ensino médio, aprendizagem sobre as técnicas de laboratório a partir de uma sequência didática investigativa , contemplando os itens: Medidas de massa e volume, preparo de soluções químicas, a ideia de apresentar as técnicas de laboratório através de uma sequência didática investigativa nasce como uma metodologia alternativa ao ensino tradicional, a metodologia da atividade foi elaborada a partir da elaboração da sequência didática, a aplicação dos conteúdos, e a socialização dos resultados. A confecção da sequência didática com abordagem investigativa foi idealizada pelo autor, contemplando diferentes conteúdos como medidas de massa e volume, preparo de soluções analíticas e reações Químicas, a realização da atividade em classe foi dividida em dois momentos onde Inicialmente foi apresentado a sequência didática e os conteúdos teóricos aos alunos, a posterior realizado as atividades práticas onde os conseguiram observar a relação das técnicas básicas de Laboratório de forma contextualizada, dando sentidos e significados através da atividade proposta. a produção dessa atividade potencializou as aprendizagem de técnicas de laboratório aos alunos do ensino médio através de uma abordagem investigativa tornando o aluno protagonista, compreendendo a natureza dos seus dados através da investigação, assim como incentivar o uso da sequências didáticas como ferramenta educacional como abordagem de ensino, e proporcionar ao professor em formação diferentes abordagens de ensino buscando desenvolver e potencializar metodologias de ensino significativas no campo educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID4673_TB35_28022023205457.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEDSON NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "GEDSON Silva" "autor_email" => "gedsonnsilvaaa@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94675 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 35 "inscrito_id" => 4673 "titulo" => "AS METODOLOGIAS ATIVAS A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA: APLICAÇÃO EM UMA DISCIPLINA EXPERIMENTAL" "resumo" => "As técnicas básicas de Laboratório são fundamentais no ensino, uma vez que ensina as boas práticas de laboratório e como manusear as vidrarias de Laboratório assim como conduzir os experimentos. A sequência didática é uma abordagem que comtempla várias etapas para atingir um objetivo especifico, ao qual o aluno desenvolve uma série de competências e habilidades, tornando o processo de ensino-aprendizagem mais significativo, nesse sentido a atividade teve como objetivo proporcionar aos alunos da primeira série do ensino médio, aprendizagem sobre as técnicas de laboratório a partir de uma sequência didática investigativa , contemplando os itens: Medidas de massa e volume, preparo de soluções químicas, a ideia de apresentar as técnicas de laboratório através de uma sequência didática investigativa nasce como uma metodologia alternativa ao ensino tradicional, a metodologia da atividade foi elaborada a partir da elaboração da sequência didática, a aplicação dos conteúdos, e a socialização dos resultados. A confecção da sequência didática com abordagem investigativa foi idealizada pelo autor, contemplando diferentes conteúdos como medidas de massa e volume, preparo de soluções analíticas e reações Químicas, a realização da atividade em classe foi dividida em dois momentos onde Inicialmente foi apresentado a sequência didática e os conteúdos teóricos aos alunos, a posterior realizado as atividades práticas onde os conseguiram observar a relação das técnicas básicas de Laboratório de forma contextualizada, dando sentidos e significados através da atividade proposta. a produção dessa atividade potencializou as aprendizagem de técnicas de laboratório aos alunos do ensino médio através de uma abordagem investigativa tornando o aluno protagonista, compreendendo a natureza dos seus dados através da investigação, assim como incentivar o uso da sequências didáticas como ferramenta educacional como abordagem de ensino, e proporcionar ao professor em formação diferentes abordagens de ensino buscando desenvolver e potencializar metodologias de ensino significativas no campo educacional." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID4673_TB35_28022023205457.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEDSON NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "GEDSON Silva" "autor_email" => "gedsonnsilvaaa@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }