A presente pesquisa tem por objetivo argumentar a importância do livro infantil paradidático na educação ambiental em pé de igualdade com a educação antirracista e ancestral , essa pesquisa destaca os aspectos dos elementos da natureza em conexão aos orixás , dos quais são deuses africanos , e forças da natureza, nesse caminho ,ao unir-se e considerar os processos de desenvolvimento infantil o ponto de partida é por meio do intermédio do livro , que busca abordar a educação ambiental e ancestral de maneira social e sustentável, e propicia à faixa etária de crianças nos anos iniciais do ensino fundamental. Entre os objetivos da pesquisa, destaca-se como fio condutor o livro paradidático e sua importância no desenvolvimento social da cultura afro-brasileira e ambiental na construção de conexões com o ambiente, além de valores sociais, conhecimentos e atitudes da criança , as abordagens refere-se à esses temas transversais a serem discutidos nas escolas. Para mais, a autora destaca as propostas sobre o ensino ambiental e antirracista na etapa de ensino fundamental anos iniciais através dos documentos norteadores da educação e da lei brasileira. Como metodologia para esse objetivo, utilizou-se, a análise de conteúdo e o livro “Conhecendo os Orixás: de Exú a Oxalá”, da autora Waldete Tristão, com ilustrações de Caco Bressane, apresentando ópticas da literatura paradidática que emerge de possibilidades em diálogos educacionais e sociais no que tange a temática ambiental e ancestral.