A presente pesquisa teve como objetivo refletir sobre a educação quilombola discutindo os saberes e fazeres culturais produzidos pela comunidade Caiana dos Crioulos de Alagoa Grande – Paraíba, no tocante as canções que são utilizadas nas cirandas e coco de roda. Nessa perspectiva reconhecemos as canções como uma proposta de trabalho para o processo de alfabetização. Logo, o interesse sobre a temática nos oportunizou investigar a seguinte questão: Como desenvolver uma proposta de alfabetização a partir das canções das cirandeiras da comunidade quilombola caiana dos crioulos localizada no município de Alagoa Grande – Paraíba? Para tanto, a pesquisa é de natureza bibliográfica, documental com produção de uma proposta de trabalho para sala de aula no tocante ao processo de alfabetização. A proposta que foi elaborada é sugestão para ser utilizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Firmo Santino da Silva em turmas dos anos iniciais partindo da utilização das letras das canções que são utilizadas nas cirandas e no coco de roda produzidas pelas próprias quilombolas. A proposta propõe dar uma sistematização para os professores de forma que os mesmos façam as devidas adaptações ao público alvo com que trabalha. Enfim, o estudo oportunizou as condições para refletir sobre a educação quilombola,que produzem saberes essenciais para o desenvolvimento de uma prática de alfabetização . Assim, vislumbrando como um dos caminhos para incentivar a valorização dos saberes e fazeres de uma comunidade quilombola da qual propomos a disseminação de uma prática educativa, partindo-se do uso das letras das canções das cirandeiras como uma linguagem que representa a história de vida de um povo da qual visa desenvolver a habilidade de leitura, interpretação de conhecimentos frente a identidade cultural com os quais se defrontam, nas mais variadas situações sociais pelo exercício da cidadania.