Refletir sobre a Educação Infantil no contexto educativo é algo primordial para o que tange às questões atuais que permeiam o processo educacional das crianças, pois enquanto modalidade de ensino é fundamental por se tratar da primeira etapa de inserção infantil na escola (KRAMER, 2005). Sendo assim, ressaltamos que a escolha desse tema nasce do interesse de compreender os diversos processos de ensino e aprendizagem possíveis na Educação Infantil. Destacamos, pois que o presente estudo teve como objetivo analisar as concepções de Educação Infantil, infância, e os processos pedagógicos na formação das crianças a partir do olhar de uma educadora. Ademais, propomos uma pesquisa qualitativa tendo como percepção norteadora a da Pedagogia como ciência da educação (FRANCO, 2008). Como dispositivos para organização e estruturação dos dados, realizamos entrevista semiestruturada (AMADO; FERREIRA, 2014) com uma educadora que atua na Educação Infantil há mais de dez anos. Subsidiados/as nos estudos bibliográficos, identificamos que os conceitos de Educação Infantil, Infância e criança têm sofrido profundas transformações ao longo dos anos, evidenciando que a dinâmica social, econômica, cultural e política, interferem diretamente na forma como compreendemos e damos significados às coisas (CORSARO, MULLER e CARVALHO, 2009). Através das entrevistas a professora relatou sobre como conduz a sua prática pedagógica, o que possibilitou fazermos um entrecruzamento entre os estudos teóricos e suas percepções. Destacamos que as práticas educativas em todas as modalidades de ensino são estruturadas a partir das representações sociais construídas pelas pessoas que estão diretamente envolvidas com o fazer pedagógico e a prática educativa nas escolas.