INSERÇÃO LÚDICA: O TEATRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GEOGRAFIA
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 9933 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 456 "titulo" => "INSERÇÃO LÚDICA: O TEATRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GEOGRAFIA" "resumo" => "A procura por uma aprendizagem qualitativa tem sido o foco principal das discussões na disciplina de geografia na sala de aula. Esta busca associa-se as diversas concepções educacionais e metodológicas em valores humanísticos que muitas vezes são esquecidos até mesmo por parte da sociedade. O ensino de geografia cultiva um vínculo de identidade com o movimento interligado a ação e a reflexão. Transmiti ao aluno uma disparidade de ideias, através de uma interação com o professor e os diferentes tipos de aprendizagem. A aprendizagem requer comprometimento e, além disso, técnicas e conhecimento geográfico por parte do profissional da educação. Os desafios para investigação escolar das instituições são enormes, em um exercício didático. Para tanto, foi necessário identificar os principais déficits para o docente através de conhecimentos obtidos como bolsistas, registrando experiências didáticas proporcionadas pelo PIBID. Com a possibilidade de relacionar as práticas e dinâmicas utilizadas pelo docente, de forma que o aprender esteja voltado à convivência do cidadão, na construção do conhecimento geográfico. Este trabalho tem como objetivo auxiliar o aluno a compreender o mundo a sua volta, rompendo com a simples descrição de paisagens e breves conceitos através do teatro. Para isso, a proposta do ensino de geografia, utilizou-se de um procedimento metodológico na ação discente nas aulas de geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho. Contudo, a inserção do teatro como recurso didático na inovação da prática docente permitiu desenvolver o conhecimento geográfico a partir das limitações e aspectos vivenciados pelos alunos, relacionando os conteúdos explorados em aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "REFLEXÃO, PRÁTICAS DE ENSINO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_01_00_10_idinscrito_456_2ab583ac67349469de6a0ba98b50c7c2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO DANTAS DE LUNA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "JOÃO DANTAS" "autor_email" => "joaodantas-bob@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 9933 "edicao_id" => 27 "trabalho_id" => 144 "inscrito_id" => 456 "titulo" => "INSERÇÃO LÚDICA: O TEATRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GEOGRAFIA" "resumo" => "A procura por uma aprendizagem qualitativa tem sido o foco principal das discussões na disciplina de geografia na sala de aula. Esta busca associa-se as diversas concepções educacionais e metodológicas em valores humanísticos que muitas vezes são esquecidos até mesmo por parte da sociedade. O ensino de geografia cultiva um vínculo de identidade com o movimento interligado a ação e a reflexão. Transmiti ao aluno uma disparidade de ideias, através de uma interação com o professor e os diferentes tipos de aprendizagem. A aprendizagem requer comprometimento e, além disso, técnicas e conhecimento geográfico por parte do profissional da educação. Os desafios para investigação escolar das instituições são enormes, em um exercício didático. Para tanto, foi necessário identificar os principais déficits para o docente através de conhecimentos obtidos como bolsistas, registrando experiências didáticas proporcionadas pelo PIBID. Com a possibilidade de relacionar as práticas e dinâmicas utilizadas pelo docente, de forma que o aprender esteja voltado à convivência do cidadão, na construção do conhecimento geográfico. Este trabalho tem como objetivo auxiliar o aluno a compreender o mundo a sua volta, rompendo com a simples descrição de paisagens e breves conceitos através do teatro. Para isso, a proposta do ensino de geografia, utilizou-se de um procedimento metodológico na ação discente nas aulas de geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho. Contudo, a inserção do teatro como recurso didático na inovação da prática docente permitiu desenvolver o conhecimento geográfico a partir das limitações e aspectos vivenciados pelos alunos, relacionando os conteúdos explorados em aula." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino" "palavra_chave" => "REFLEXÃO, PRÁTICAS DE ENSINO, GEOGRAFIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_01_00_10_idinscrito_456_2ab583ac67349469de6a0ba98b50c7c2.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:56" "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO DANTAS DE LUNA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "JOÃO DANTAS" "autor_email" => "joaodantas-bob@hotmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb" "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB" "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB" "edicao_ano" => 2014 "edicao_pasta" => "anais/enid/2014" "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg" "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }