Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

INSERÇÃO LÚDICA: O TEATRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GEOGRAFIA

Palavra-chaves: REFLEXÃO, PRÁTICAS DE ENSINO, GEOGRAFIA Comunicação Oral (CO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9933
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 456
    "titulo" => "INSERÇÃO LÚDICA: O TEATRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A procura por uma aprendizagem qualitativa tem sido o foco principal das discussões na disciplina de geografia na sala de aula. Esta busca associa-se as diversas concepções educacionais e metodológicas em valores humanísticos que muitas vezes são esquecidos até mesmo por parte da sociedade. O ensino de geografia cultiva um vínculo de identidade com o movimento interligado a ação e a reflexão. Transmiti ao aluno uma disparidade de ideias, através de uma interação com o professor e os diferentes tipos de aprendizagem. A aprendizagem requer comprometimento e, além disso, técnicas e conhecimento geográfico por parte do profissional da educação. Os desafios para investigação escolar das instituições são enormes, em um exercício didático. Para tanto, foi necessário identificar os principais déficits para o docente através de conhecimentos obtidos como bolsistas, registrando experiências didáticas proporcionadas pelo PIBID. Com a possibilidade de relacionar as práticas e dinâmicas utilizadas pelo docente, de forma que o aprender esteja voltado à convivência do cidadão, na construção do conhecimento geográfico. Este trabalho tem como objetivo auxiliar o aluno a compreender o mundo a sua volta, rompendo com a simples descrição de paisagens e breves conceitos através do teatro. Para isso, a proposta do ensino de geografia, utilizou-se de um procedimento metodológico na ação discente nas aulas de geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho. Contudo, a inserção do teatro como recurso didático na inovação da prática docente permitiu desenvolver o conhecimento geográfico a partir das limitações e aspectos vivenciados pelos alunos, relacionando os conteúdos explorados em aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "REFLEXÃO, PRÁTICAS DE ENSINO, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_01_00_10_idinscrito_456_2ab583ac67349469de6a0ba98b50c7c2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO DANTAS DE LUNA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO DANTAS"
    "autor_email" => "joaodantas-bob@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9933
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 144
    "inscrito_id" => 456
    "titulo" => "INSERÇÃO LÚDICA: O TEATRO COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA GEOGRAFIA"
    "resumo" => "A procura por uma aprendizagem qualitativa tem sido o foco principal das discussões na disciplina de geografia na sala de aula. Esta busca associa-se as diversas concepções educacionais e metodológicas em valores humanísticos que muitas vezes são esquecidos até mesmo por parte da sociedade. O ensino de geografia cultiva um vínculo de identidade com o movimento interligado a ação e a reflexão. Transmiti ao aluno uma disparidade de ideias, através de uma interação com o professor e os diferentes tipos de aprendizagem. A aprendizagem requer comprometimento e, além disso, técnicas e conhecimento geográfico por parte do profissional da educação. Os desafios para investigação escolar das instituições são enormes, em um exercício didático. Para tanto, foi necessário identificar os principais déficits para o docente através de conhecimentos obtidos como bolsistas, registrando experiências didáticas proporcionadas pelo PIBID. Com a possibilidade de relacionar as práticas e dinâmicas utilizadas pelo docente, de forma que o aprender esteja voltado à convivência do cidadão, na construção do conhecimento geográfico. Este trabalho tem como objetivo auxiliar o aluno a compreender o mundo a sua volta, rompendo com a simples descrição de paisagens e breves conceitos através do teatro. Para isso, a proposta do ensino de geografia, utilizou-se de um procedimento metodológico na ação discente nas aulas de geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho. Contudo, a inserção do teatro como recurso didático na inovação da prática docente permitiu desenvolver o conhecimento geográfico a partir das limitações e aspectos vivenciados pelos alunos, relacionando os conteúdos explorados em aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "REFLEXÃO, PRÁTICAS DE ENSINO, GEOGRAFIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_21_10_2014_01_00_10_idinscrito_456_2ab583ac67349469de6a0ba98b50c7c2.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO DANTAS DE LUNA JUNIOR"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO DANTAS"
    "autor_email" => "joaodantas-bob@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

A procura por uma aprendizagem qualitativa tem sido o foco principal das discussões na disciplina de geografia na sala de aula. Esta busca associa-se as diversas concepções educacionais e metodológicas em valores humanísticos que muitas vezes são esquecidos até mesmo por parte da sociedade. O ensino de geografia cultiva um vínculo de identidade com o movimento interligado a ação e a reflexão. Transmiti ao aluno uma disparidade de ideias, através de uma interação com o professor e os diferentes tipos de aprendizagem. A aprendizagem requer comprometimento e, além disso, técnicas e conhecimento geográfico por parte do profissional da educação. Os desafios para investigação escolar das instituições são enormes, em um exercício didático. Para tanto, foi necessário identificar os principais déficits para o docente através de conhecimentos obtidos como bolsistas, registrando experiências didáticas proporcionadas pelo PIBID. Com a possibilidade de relacionar as práticas e dinâmicas utilizadas pelo docente, de forma que o aprender esteja voltado à convivência do cidadão, na construção do conhecimento geográfico. Este trabalho tem como objetivo auxiliar o aluno a compreender o mundo a sua volta, rompendo com a simples descrição de paisagens e breves conceitos através do teatro. Para isso, a proposta do ensino de geografia, utilizou-se de um procedimento metodológico na ação discente nas aulas de geografia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Soares de Carvalho. Contudo, a inserção do teatro como recurso didático na inovação da prática docente permitiu desenvolver o conhecimento geográfico a partir das limitações e aspectos vivenciados pelos alunos, relacionando os conteúdos explorados em aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.