INTRODUÇÃOContemporaneamente o cenário educacional brasileiro vem vivenciando diversas mudanças em seus programas e em suas políticas, porém, ineficazes na melhoria dos seus índices. Mediante a esta problemática, com dinamismo e seriedade emerge no ano de 2012 o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), com um dos grandes desafios de que todas as crianças de 08 anos estejam absolutamente alfabetizadas.Esse programa funciona em parceria com as três esferas do Poder Público Constituído e das Universidades. Nele contém 04 eixos de atuação, que são eles: formação continuada de professores alfabetizadores; materiais didáticos e pedagógicos; avaliações; gestão, controle social e mobilização.No ano de 2013, enfocou-se o ensino de Linguagem, já neste ano de 2014 tem se dado prioridade ao ensino de matemática, destinando-se uma carga horária mínima para Linguagem. Esta carga horária é distribuída durante todo o ano letivo com formadores, orientadores, coordenadores, professor alfabetizador e alunos.A partir da adesão do Município de Cubati - PB ao PACTO a nossa educação vem mudando gradativamente, norteando positivamente seus profissionais e seus alunos de 06 a 08 anos de idade rumo a uma educação qualitativa, alfabetizada e letrada. OBJETIVOPropiciar o direito à alfabetização plena, garantindo que todas as crianças até os 08 anos de idade estejam alfabetizadas.METODOLOGIAS: Formação continuada; Apoio pedagógico; Avaliações.RESULTADOS:Parcerias com as três esferas do Poder Público e com as Universidades;Professores alfabetizadores participando de uma formação continuada;Crianças de até 08 anos de idade alfabetizada.CONCLUSÃOEm alguns Municípios esse Programa é realidade desde 2013, diferenciada da nossa realidade que sua implementação só foi permissível agora em 2014, por este motivo devemos ter a sensibilidade e aceitarmos os resultados no tempo de sua vigência. No entanto, é sabido que se levado a sério por cada um que nele esteja inserido a Nível Nacional, Estadual ou Municipal, teremos um perfil educacional com seus índices distinguidos dos atuais e com os profissionais capazes de continuar vivenciando em sala de aula suas metodologias e cumprindo suas metas, obtendo resultados satisfatórios nas avaliações nacionais, corroborando qualitativamente para uma educação brasileira com menos analfabetos funcionais. A partir dos desafios e dos avanços do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa), nossa educação será vivenciada de forma mais suscetível, garantindo os direitos de aprendizagem para todas as crianças brasileiras inseridas no ciclo de alfabetização.