O projeto de intervenção foi desenvolvido na Escola de Ensino Fundamental João Paulino de Araújo na cidade de Iguatu-Ceará. Matematicando: Descomplicando à matemática do SPAECE, teve-se como tema gerador as dificuldades dos alunos na disciplina de matemática e, a questão central era: Como aulas e atividades diferenciadas através de jogos, experimentações gincanas e dinâmicas, pode-se contribuir para que a aprendizagem acontecesse? Então, foi-se repensado e aplicado pelos alunos do curso de Licenciatura em Química, Residentes do Programa Residência Pedagógica (PRP) do IFCE - Campus Iguatu-Ce. Além disso, apresentou-se como objetivo Geral: reforçar o aprendizado no ensino de matemática dos alunos da E.E.F João Paulino de Araújo, com foco nas avaliações externas (SPAECE). A E.E.F João Paulino de Araújo é uma instituição pública vinculada ao ministério da educação que tem as modalidades de ensino infantil e fundamental I e II. Esta é uma instituição com uma logística complexa e, dessa forma, qualquer ação que se pretenda implementar na mesma, necessita-se de uma abordagem bem definida e coerente com a realidade local. Assim, obedeceu-se a uma exigência do PRP, onde o projeto fez-se necessário para consumar de fato a participação ativa dos residentes no ambiente escolar. Esse trabalho foi essencial, nessa nova realidade, para que os residentes buscassem desenvolver e aplicar métodos instrucionais e atrativos para o ensino, visando obter as finalidades almejadas. Dessa forma, a elaboração desse projeto teve-se uma suma importância para a aprendizagem dos formando pois, exigiu destes, bem como também permitiu aos mesmos uma análise mais profunda do contexto do ensino da matemática que favoreceu também a Química a qual é ensinada na disciplina de ciências na escola campo em que estes residiram.