Este trabalho aborda a presença da Etnomatemática no curso de Pedagogia da UFPA e propõe as seguintes questões: qual o lugar da (Etno)matemática no currículo do curso de Pedagogia da UFPA? O que vem a ser a Etnomatemática numa perspectiva denominada como D’ambrosiana? Quais os componentes curriculares que abordam a Etnomatemática na formação dos licenciandos em Pedagogia? O lócus da pesquisa é o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPA, campus Belém, cujo currículo vigente propõe dois componentes curriculares que visam preparar os pedagogos para o ensino da metamática nos anos iniciais do ensino fundamental, são eles: Abordagem Teórico-Metodológicas da Matemática Escolar e Matemática nos Anos Iniciais. Ubiratan D'Ambrósio apresentou sua proposta da Etnomatemática na década de 70, quando publicou dois livros que são considerados clássicos no campo da Educação Matemática: “Etnomatemática Elo entre as tradições e a modernidade” e “Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer”. Esses dois livros estão nas referências das disciplinas de matemática do curso e nos dão indícios de que a Etnomatemática, na perspectiva de Ubiratan D’Ambrósio, está presente na formação dos licenciandos em Pedagogia da UFPA. A Etnomatemática é uma abordagem educacional que reconhece e valoriza os diferentes sistemas matemáticos presentes em diversas culturas, surgiu como um campo de estudo no final do século XX, com o objetivo de investigar as práticas matemáticas desenvolvidas por diferentes grupos étnicos e culturais. Ademais, nesta pesquisa, verifica-se que, ao abordar a Etnomatemática nos componentes curriculares do curso, possibilita-se que estudantes que antes tinham aversão pela matemática, se interessem em pesquisar a Etnomatemática em seus trabalhos de conclusão de curso. Para realização da pesquisa foram realizados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica sobre o tema; pesquisa dos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia da UFPA; entrevistas com quatro estudantes do curso. Os resultados preliminares apontam que há um legado de Ubiratan D’Ambrósio na formação dos/as pedagogos/as na Amazônia paraense.