Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRESENÇA DA ETNOMATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98212
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4719
    "inscrito_id" => 16221
    "titulo" => "A PRESENÇA DA ETNOMATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA"
    "resumo" => "Este trabalho aborda a presença da Etnomatemática no curso de Pedagogia da UFPA e propõe as seguintes questões: qual o lugar da (Etno)matemática no currículo do curso de Pedagogia da UFPA? O que vem a ser a Etnomatemática numa perspectiva denominada como D’ambrosiana? Quais os componentes curriculares que abordam a Etnomatemática na formação dos licenciandos em Pedagogia? O lócus da pesquisa é o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPA, campus Belém, cujo currículo vigente propõe dois componentes curriculares que visam preparar os pedagogos para o ensino da metamática nos anos iniciais do ensino fundamental, são eles: Abordagem Teórico-Metodológicas da Matemática Escolar e Matemática nos Anos Iniciais. Ubiratan D'Ambrósio apresentou sua proposta da Etnomatemática na década de 70, quando publicou dois livros que são considerados clássicos no campo da Educação Matemática: “Etnomatemática Elo entre as tradições e a modernidade” e “Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer”. Esses dois livros estão nas referências das disciplinas de matemática do curso e nos dão indícios de que a Etnomatemática, na perspectiva de Ubiratan D’Ambrósio, está presente na formação dos licenciandos em Pedagogia da UFPA. A Etnomatemática é uma abordagem educacional que reconhece e valoriza os diferentes sistemas matemáticos presentes em diversas culturas, surgiu como um campo de estudo no final do século XX, com o objetivo de investigar as práticas matemáticas desenvolvidas por diferentes grupos étnicos e culturais. Ademais, nesta pesquisa, verifica-se que, ao abordar a Etnomatemática nos componentes curriculares do curso, possibilita-se que estudantes que antes tinham aversão pela matemática, se interessem em pesquisar a Etnomatemática em seus trabalhos de conclusão de curso. Para realização da pesquisa foram realizados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica sobre o tema; pesquisa dos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia da UFPA; entrevistas com quatro estudantes do curso. Os resultados preliminares apontam que há um legado de Ubiratan D’Ambrósio na formação dos/as pedagogos/as na Amazônia paraense."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16221_TB4719_10122023232324.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE REGINA CAMPOS VALE"
    "autor_nome_curto" => "Alice Regina Ca"
    "autor_email" => "alice.vale@iced.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98212
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 4719
    "inscrito_id" => 16221
    "titulo" => "A PRESENÇA DA ETNOMATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA"
    "resumo" => "Este trabalho aborda a presença da Etnomatemática no curso de Pedagogia da UFPA e propõe as seguintes questões: qual o lugar da (Etno)matemática no currículo do curso de Pedagogia da UFPA? O que vem a ser a Etnomatemática numa perspectiva denominada como D’ambrosiana? Quais os componentes curriculares que abordam a Etnomatemática na formação dos licenciandos em Pedagogia? O lócus da pesquisa é o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPA, campus Belém, cujo currículo vigente propõe dois componentes curriculares que visam preparar os pedagogos para o ensino da metamática nos anos iniciais do ensino fundamental, são eles: Abordagem Teórico-Metodológicas da Matemática Escolar e Matemática nos Anos Iniciais. Ubiratan D'Ambrósio apresentou sua proposta da Etnomatemática na década de 70, quando publicou dois livros que são considerados clássicos no campo da Educação Matemática: “Etnomatemática Elo entre as tradições e a modernidade” e “Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer”. Esses dois livros estão nas referências das disciplinas de matemática do curso e nos dão indícios de que a Etnomatemática, na perspectiva de Ubiratan D’Ambrósio, está presente na formação dos licenciandos em Pedagogia da UFPA. A Etnomatemática é uma abordagem educacional que reconhece e valoriza os diferentes sistemas matemáticos presentes em diversas culturas, surgiu como um campo de estudo no final do século XX, com o objetivo de investigar as práticas matemáticas desenvolvidas por diferentes grupos étnicos e culturais. Ademais, nesta pesquisa, verifica-se que, ao abordar a Etnomatemática nos componentes curriculares do curso, possibilita-se que estudantes que antes tinham aversão pela matemática, se interessem em pesquisar a Etnomatemática em seus trabalhos de conclusão de curso. Para realização da pesquisa foram realizados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica sobre o tema; pesquisa dos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia da UFPA; entrevistas com quatro estudantes do curso. Os resultados preliminares apontam que há um legado de Ubiratan D’Ambrósio na formação dos/as pedagogos/as na Amazônia paraense."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16221_TB4719_10122023232324.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALICE REGINA CAMPOS VALE"
    "autor_nome_curto" => "Alice Regina Ca"
    "autor_email" => "alice.vale@iced.ufpa.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho aborda a presença da Etnomatemática no curso de Pedagogia da UFPA e propõe as seguintes questões: qual o lugar da (Etno)matemática no currículo do curso de Pedagogia da UFPA? O que vem a ser a Etnomatemática numa perspectiva denominada como D’ambrosiana? Quais os componentes curriculares que abordam a Etnomatemática na formação dos licenciandos em Pedagogia? O lócus da pesquisa é o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPA, campus Belém, cujo currículo vigente propõe dois componentes curriculares que visam preparar os pedagogos para o ensino da metamática nos anos iniciais do ensino fundamental, são eles: Abordagem Teórico-Metodológicas da Matemática Escolar e Matemática nos Anos Iniciais. Ubiratan D'Ambrósio apresentou sua proposta da Etnomatemática na década de 70, quando publicou dois livros que são considerados clássicos no campo da Educação Matemática: “Etnomatemática Elo entre as tradições e a modernidade” e “Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer”. Esses dois livros estão nas referências das disciplinas de matemática do curso e nos dão indícios de que a Etnomatemática, na perspectiva de Ubiratan D’Ambrósio, está presente na formação dos licenciandos em Pedagogia da UFPA. A Etnomatemática é uma abordagem educacional que reconhece e valoriza os diferentes sistemas matemáticos presentes em diversas culturas, surgiu como um campo de estudo no final do século XX, com o objetivo de investigar as práticas matemáticas desenvolvidas por diferentes grupos étnicos e culturais. Ademais, nesta pesquisa, verifica-se que, ao abordar a Etnomatemática nos componentes curriculares do curso, possibilita-se que estudantes que antes tinham aversão pela matemática, se interessem em pesquisar a Etnomatemática em seus trabalhos de conclusão de curso. Para realização da pesquisa foram realizados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica sobre o tema; pesquisa dos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia da UFPA; entrevistas com quatro estudantes do curso. Os resultados preliminares apontam que há um legado de Ubiratan D’Ambrósio na formação dos/as pedagogos/as na Amazônia paraense.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.