A PRESENÇA DA ETNOMATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98212 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4719 "inscrito_id" => 16221 "titulo" => "A PRESENÇA DA ETNOMATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA" "resumo" => "Este trabalho aborda a presença da Etnomatemática no curso de Pedagogia da UFPA e propõe as seguintes questões: qual o lugar da (Etno)matemática no currículo do curso de Pedagogia da UFPA? O que vem a ser a Etnomatemática numa perspectiva denominada como D’ambrosiana? Quais os componentes curriculares que abordam a Etnomatemática na formação dos licenciandos em Pedagogia? O lócus da pesquisa é o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPA, campus Belém, cujo currículo vigente propõe dois componentes curriculares que visam preparar os pedagogos para o ensino da metamática nos anos iniciais do ensino fundamental, são eles: Abordagem Teórico-Metodológicas da Matemática Escolar e Matemática nos Anos Iniciais. Ubiratan D'Ambrósio apresentou sua proposta da Etnomatemática na década de 70, quando publicou dois livros que são considerados clássicos no campo da Educação Matemática: “Etnomatemática Elo entre as tradições e a modernidade” e “Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer”. Esses dois livros estão nas referências das disciplinas de matemática do curso e nos dão indícios de que a Etnomatemática, na perspectiva de Ubiratan D’Ambrósio, está presente na formação dos licenciandos em Pedagogia da UFPA. A Etnomatemática é uma abordagem educacional que reconhece e valoriza os diferentes sistemas matemáticos presentes em diversas culturas, surgiu como um campo de estudo no final do século XX, com o objetivo de investigar as práticas matemáticas desenvolvidas por diferentes grupos étnicos e culturais. Ademais, nesta pesquisa, verifica-se que, ao abordar a Etnomatemática nos componentes curriculares do curso, possibilita-se que estudantes que antes tinham aversão pela matemática, se interessem em pesquisar a Etnomatemática em seus trabalhos de conclusão de curso. Para realização da pesquisa foram realizados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica sobre o tema; pesquisa dos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia da UFPA; entrevistas com quatro estudantes do curso. Os resultados preliminares apontam que há um legado de Ubiratan D’Ambrósio na formação dos/as pedagogos/as na Amazônia paraense." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16221_TB4719_10122023232324.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE REGINA CAMPOS VALE" "autor_nome_curto" => "Alice Regina Ca" "autor_email" => "alice.vale@iced.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98212 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4719 "inscrito_id" => 16221 "titulo" => "A PRESENÇA DA ETNOMATEMÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UFPA" "resumo" => "Este trabalho aborda a presença da Etnomatemática no curso de Pedagogia da UFPA e propõe as seguintes questões: qual o lugar da (Etno)matemática no currículo do curso de Pedagogia da UFPA? O que vem a ser a Etnomatemática numa perspectiva denominada como D’ambrosiana? Quais os componentes curriculares que abordam a Etnomatemática na formação dos licenciandos em Pedagogia? O lócus da pesquisa é o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFPA, campus Belém, cujo currículo vigente propõe dois componentes curriculares que visam preparar os pedagogos para o ensino da metamática nos anos iniciais do ensino fundamental, são eles: Abordagem Teórico-Metodológicas da Matemática Escolar e Matemática nos Anos Iniciais. Ubiratan D'Ambrósio apresentou sua proposta da Etnomatemática na década de 70, quando publicou dois livros que são considerados clássicos no campo da Educação Matemática: “Etnomatemática Elo entre as tradições e a modernidade” e “Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer”. Esses dois livros estão nas referências das disciplinas de matemática do curso e nos dão indícios de que a Etnomatemática, na perspectiva de Ubiratan D’Ambrósio, está presente na formação dos licenciandos em Pedagogia da UFPA. A Etnomatemática é uma abordagem educacional que reconhece e valoriza os diferentes sistemas matemáticos presentes em diversas culturas, surgiu como um campo de estudo no final do século XX, com o objetivo de investigar as práticas matemáticas desenvolvidas por diferentes grupos étnicos e culturais. Ademais, nesta pesquisa, verifica-se que, ao abordar a Etnomatemática nos componentes curriculares do curso, possibilita-se que estudantes que antes tinham aversão pela matemática, se interessem em pesquisar a Etnomatemática em seus trabalhos de conclusão de curso. Para realização da pesquisa foram realizados os seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica sobre o tema; pesquisa dos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia da UFPA; entrevistas com quatro estudantes do curso. Os resultados preliminares apontam que há um legado de Ubiratan D’Ambrósio na formação dos/as pedagogos/as na Amazônia paraense." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID16221_TB4719_10122023232324.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ALICE REGINA CAMPOS VALE" "autor_nome_curto" => "Alice Regina Ca" "autor_email" => "alice.vale@iced.ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }