Trabalhar com projetos de vida e empreendedorismo em escolas públicas, especialmente em comunidades carentes, é crucial para combater a falta de perspectivas e a desigualdade social, tão evidenciada no Brasil. A escassez de oportunidades para jovens de baixa renda é um problema sério no país. O projeto "Empreendedorismo para a Vida: Transformando Dificuldades em Oportunidades" foi desenvolvido na escola de ensino fundamental Macário José de Farias, localizada em uma área rural da cidade de Cruz, Ceará. O projeto teve como objetivo principal proporcionar aos estudantes de baixa renda a oportunidade de desenvolver habilidades empreendedoras e conectar a vida diária dos estudantes com a realidade local, identificando oportunidades e necessidades na própria comunidade. O projeto foi dividido em quatro etapas principais, incluindo pesquisa e reflexão sobre os projetos de vida dos estudantes, oficinas e atividades práticas para ajudá-los a desenvolver habilidades socioemocionais e reflexão sobre possibilidades de carreira, visitas e entrevistas com empreendedores locais para conhecer suas histórias de sucesso e desafios, e uma feira para mostrar os projetos empreendedores dos estudantes, além de conectar a escola com a comunidade o projeto teve resultados positivos, contribuindo significativamente na reflexão sobre o desenvolvimento sustentável e a construção de uma consciência coletiva para o bem-estar geral. Também ajudou os estudantes a desenvolver autoconsciência e confiança em suas habilidades. Portanto o projeto "Empreendedorismo para a Vida: Transformando Dificuldades em Oportunidades" teve um impacto significativo no desenvolvimento pessoal dos estudantes, promovendo a ressignificação da escola e da comunidade. O projeto pode ajudar outras escolas públicas, especialmente em comunidades vulneráveis, a combater a falta de perspectivas e a desigualdade social, problemas tão evidentes no Brasil.