Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EMPREENDEDORISMO PARA A VIDA: TRANSFORMANDO DIFICULDADES EM OPORTUNIDADES NA EEF MACÁRIO JOSÉ DE FARIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95183
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 715
    "inscrito_id" => 10955
    "titulo" => "EMPREENDEDORISMO PARA A VIDA: TRANSFORMANDO DIFICULDADES EM OPORTUNIDADES NA EEF MACÁRIO JOSÉ DE FARIAS"
    "resumo" => "Trabalhar com projetos de vida e empreendedorismo em escolas públicas, especialmente em comunidades carentes, é crucial para combater a falta de perspectivas e a desigualdade social, tão evidenciada no Brasil. A escassez de oportunidades para jovens de baixa renda é um problema sério no país. O projeto "Empreendedorismo para a Vida: Transformando Dificuldades em Oportunidades" foi desenvolvido na escola de ensino fundamental Macário José de Farias, localizada em uma área rural da cidade de Cruz, Ceará. O projeto teve como objetivo principal proporcionar aos estudantes de baixa renda a oportunidade de desenvolver habilidades empreendedoras e conectar a vida diária dos estudantes com a realidade local, identificando oportunidades e necessidades na própria comunidade. O projeto foi dividido em quatro etapas principais, incluindo pesquisa e reflexão sobre os projetos de vida dos estudantes, oficinas e atividades práticas para ajudá-los a desenvolver habilidades socioemocionais e reflexão sobre possibilidades de carreira, visitas e entrevistas com empreendedores locais para conhecer suas histórias de sucesso e desafios, e uma feira para mostrar os projetos empreendedores dos estudantes, além de conectar a escola com a comunidade o projeto teve resultados positivos, contribuindo significativamente na reflexão sobre o desenvolvimento sustentável e a construção de uma consciência coletiva para o bem-estar geral. Também ajudou os estudantes a desenvolver autoconsciência e confiança em suas habilidades. Portanto o projeto "Empreendedorismo para a Vida: Transformando Dificuldades em Oportunidades" teve um impacto significativo no desenvolvimento pessoal dos estudantes, promovendo a ressignificação da escola e da comunidade. O projeto pode ajudar outras escolas públicas, especialmente em comunidades vulneráveis, a combater a falta de perspectivas e a desigualdade social, problemas tão evidentes no Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10955_TB715_19112023162111.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EVILEIDE SOUZA VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "Evileide"
    "autor_email" => "evileideprof25@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95183
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 715
    "inscrito_id" => 10955
    "titulo" => "EMPREENDEDORISMO PARA A VIDA: TRANSFORMANDO DIFICULDADES EM OPORTUNIDADES NA EEF MACÁRIO JOSÉ DE FARIAS"
    "resumo" => "Trabalhar com projetos de vida e empreendedorismo em escolas públicas, especialmente em comunidades carentes, é crucial para combater a falta de perspectivas e a desigualdade social, tão evidenciada no Brasil. A escassez de oportunidades para jovens de baixa renda é um problema sério no país. O projeto "Empreendedorismo para a Vida: Transformando Dificuldades em Oportunidades" foi desenvolvido na escola de ensino fundamental Macário José de Farias, localizada em uma área rural da cidade de Cruz, Ceará. O projeto teve como objetivo principal proporcionar aos estudantes de baixa renda a oportunidade de desenvolver habilidades empreendedoras e conectar a vida diária dos estudantes com a realidade local, identificando oportunidades e necessidades na própria comunidade. O projeto foi dividido em quatro etapas principais, incluindo pesquisa e reflexão sobre os projetos de vida dos estudantes, oficinas e atividades práticas para ajudá-los a desenvolver habilidades socioemocionais e reflexão sobre possibilidades de carreira, visitas e entrevistas com empreendedores locais para conhecer suas histórias de sucesso e desafios, e uma feira para mostrar os projetos empreendedores dos estudantes, além de conectar a escola com a comunidade o projeto teve resultados positivos, contribuindo significativamente na reflexão sobre o desenvolvimento sustentável e a construção de uma consciência coletiva para o bem-estar geral. Também ajudou os estudantes a desenvolver autoconsciência e confiança em suas habilidades. Portanto o projeto "Empreendedorismo para a Vida: Transformando Dificuldades em Oportunidades" teve um impacto significativo no desenvolvimento pessoal dos estudantes, promovendo a ressignificação da escola e da comunidade. O projeto pode ajudar outras escolas públicas, especialmente em comunidades vulneráveis, a combater a falta de perspectivas e a desigualdade social, problemas tão evidentes no Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID10955_TB715_19112023162111.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA EVILEIDE SOUZA VASCONCELOS"
    "autor_nome_curto" => "Evileide"
    "autor_email" => "evileideprof25@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Trabalhar com projetos de vida e empreendedorismo em escolas públicas, especialmente em comunidades carentes, é crucial para combater a falta de perspectivas e a desigualdade social, tão evidenciada no Brasil. A escassez de oportunidades para jovens de baixa renda é um problema sério no país. O projeto "Empreendedorismo para a Vida: Transformando Dificuldades em Oportunidades" foi desenvolvido na escola de ensino fundamental Macário José de Farias, localizada em uma área rural da cidade de Cruz, Ceará. O projeto teve como objetivo principal proporcionar aos estudantes de baixa renda a oportunidade de desenvolver habilidades empreendedoras e conectar a vida diária dos estudantes com a realidade local, identificando oportunidades e necessidades na própria comunidade. O projeto foi dividido em quatro etapas principais, incluindo pesquisa e reflexão sobre os projetos de vida dos estudantes, oficinas e atividades práticas para ajudá-los a desenvolver habilidades socioemocionais e reflexão sobre possibilidades de carreira, visitas e entrevistas com empreendedores locais para conhecer suas histórias de sucesso e desafios, e uma feira para mostrar os projetos empreendedores dos estudantes, além de conectar a escola com a comunidade o projeto teve resultados positivos, contribuindo significativamente na reflexão sobre o desenvolvimento sustentável e a construção de uma consciência coletiva para o bem-estar geral. Também ajudou os estudantes a desenvolver autoconsciência e confiança em suas habilidades. Portanto o projeto "Empreendedorismo para a Vida: Transformando Dificuldades em Oportunidades" teve um impacto significativo no desenvolvimento pessoal dos estudantes, promovendo a ressignificação da escola e da comunidade. O projeto pode ajudar outras escolas públicas, especialmente em comunidades vulneráveis, a combater a falta de perspectivas e a desigualdade social, problemas tão evidentes no Brasil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.