Este trabalho tem a finalidade de explanar sobre as práticas educativas implantadas por meio da Educação Maker na cidade de Benevides/PA, levando em consideração as vivências dos alunos através do processo de ensino e aprendizagem "mão na massa". Ressalta-se que a cidade de Benevides segue na promoção de educação diferenciada, refletida e respaldada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, cuja encontra-se em 1º lugar no Estado do Pará e Região Norte do Brasil. Para isso, entende-se que esses resultados são construções contínuas e coletivas. Logo, discutir sobre as práticas de Educação Maker faz parte da construção de ações educativas mais eficazes. Vale destacar, que Benevides é a cidade pioneira na Educação Maker no norte do Brasil, com ênfase no protagonismo do aluno, estimulando-o à construção de recursos didáticos transdisciplinares no próprio ambiente escolar, com auxílio de ferramentas e profissionais capacitados na mediação dos alunos com os projetos integradores e as Tecnologias da Informação e Comunicação – TICs, associando às práticas pedagógicas com pressuposto teórico de Paulo Freire, Piaget e Libâneo, no que tange o professor como intermediador nas múltiplas formas de ensinar, possibilitando um universo de aprendizado nos alunos, ilustradas através dos resultados refletidos na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Leôncio Ferreira de Siqueira.