O presente texto tem como objetivo apresentar um estudo sobre o papel dos jogos na aprendizagem da matemática, e para tal foi utilizada a metodologia baseada em pesquisa bibliográfica de natureza empírica (Cervo e Bervian 2002), com foco no ensinamento de matemática por meio de atividades lúdicas, a partir desta revisão apresentamos reflexões sobre a ludicidade como estratégia metodológica nos anos iniciais do ensino fundamental e suas contribuições positivas no processo de ensino e aprendizagem. A importância da ludicidade no processo de ensino será trazida como foco principal (Kishimoto 2011), dentre os quais a inserção de atividades lúdicas no ensino de matemática é o foco a ser abordado (Muniz 2016). Considerando que a educação está em constante processo de transformação, influenciada principalmente pelo avanço da globalização, os aspectos dos jogos, brincadeiras e brinquedos são vistos como pontos positivos, pois ajuda a estudar e contribuí para o desenvolvimento do aluno. O trabalho de estudo concluiu que, se aplicado de forma correta e eficaz, o processo de ensino pode ser complementado com o auxílio de novas perspectivas educativas. Uma das ferramentas de jogos mais aceitas quando se trata de ensino de matemática é o uso de jogos nas salas de aula de matemática.