Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PREVENÇÃO E MITIGAÇÃO DE PARASITOSES INTESTINAIS A PARTIR DA PRODUÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse trabalho tem por finalidade estudar algumas parasitoses que predominam numa comunidade escolar de Caxias do Sul (RS), bem como a mitigação e a prevenção das mesmas. O levantamento das parasitoses para este estudo foi realizado por alunos do 9º ano do ensino fundamental. Após essa etapa, realizaram a elaboração, construção, apresentação e distribuição de histórias em quadrinhos (HQs), para outros alunos pertencentes as séries iniciais dessa escola e posteriormente para os outros membros da comunidade, destacando as cinco principais parasitoses estudadas: esquistossomose, teníase, cisticercose, ascaridíase e enterobíase; enfermidades essas que se não forem devidamente tratadas podem causar sérios prejuízos à saúde de seus portadores, bem como acarretar danos ao desenvolvimento físico e mental dos indivíduos, sobretudo as crianças. A opção por utilizar as histórias em quadrinhos como ferramenta pedagógica se concentrou no encanto que esse tipo de material exerce nos indivíduos de todas as gerações, passando informações complexas de forma mais simples, além de se tratar de um hipergênero de leitura multimodal que chama a atenção dos estudantes independentemente da idade. Os quadrinhos possibilitam a expressão de diversas temáticas do ensino de ciências, pois obriga o leitor a fazer uma relação simultânea entre palavra e imagem, para dar sentido a mensagem, permitindo o aumento da motivação, aguçando a curiosidade, bem como, desafiando o senso crítico dos estudantes e o engajamento deles no aprendizado. Os resultados dessa ação educativa foram muito significativos, pois os alunos participantes da pesquisa se dedicaram na realização das HQs, e dessa forma conseguiram chamar a atenção, despertando o interesse dos demais estudantes e de uma parcela da comunidade escolar sobre as parasitoses. Essa pesquisa foi realizada por intermédio de revisão bibliográfica com uma abordagem qualitativa.

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