Na educação, as tecnologias digitais da informação e comunicação, TDICs, têm sido incorporadas às práticas docentes promovendo aprendizagens mais significativas, no intuito de apoiar os professores na implementação de metodologias de ensino ativas, alinhando o processo de ensino - aprendizagem à realidade dos estudantes e despertando maior interesse e engajamento dos alunos em todas as etapas da educação básica. Nesse sentido, a formação docente é um processo importante, pois, passa a desenvolver competências no processo de ensino - aprendizagem com o uso de ferramentas tecnológicas. Rever algumas práticas e ampliar as competências em diversas outras áreas do processo educativo é fundamental para atingir-se uma ampla formação educacional. No que se refere ao ensino da Matemática, é de suma importância que o professor promova o desenvolvimento de atividades que explorem suas aplicações. Sendo assim, as TDICs trazem em sua trajetória uma perspectiva inovadora, que tem como característica básica a inter-relação entre pesquisa, formação e prática com o uso das tecnologias. Portanto, trata-se de um dos desafios que o professor enfrenta no cotidiano escolar: integrar a tecnologia ao currículo e desenvolver a competência de trabalhar com ferramentas tecnológicas certificando-se do aprendizado do aluno. Nesse sentido, o objetivo desse artigo é discutir o uso de tecnologias e o desenvolvimento de competências aliado ao ensino da Matemática para a construção da efetiva aprendizagem. Foi possível constatar que as competências profissionais são um viés de grande importância, quando se trata do currículo escolar. O trabalho com as competências exige, de todos os agentes envolvidos no processo educativo, uma mudança de postura e, por consequência, um permanente trabalho pedagógico integrado, pois, o currículo é o campo mais importante para transformar o processo pedagógico devendo expressar e oportunizar a relação entre a construção do conhecimento e sua reflexão com a realidade.