Com as diversas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, que provoca o afastamento dos alunos do interesse com a apreensão dos conteúdos matemáticos. O artigo tem como objetivos verificar os principais fatores que causam essas dificuldades: Como nós professores da Educação Básica podemos contribuir para minimizar tais dificuldades? Qual o papel da escola nesse processo? A Matemática serve para não matemáticos? Como a linguagem pode contribuir nesse processo? Qual o significado da Matemática para os alunos? De forma que tragam os alunos para o meio e que eles compreendam que a matemática é uma ferramenta importantíssima para entender o mundo em que vivemos e que possam interagir de forma eficaz nas mudanças que acontecem, os conhecimentos matemáticos são necessários para resolver situações do cotidiano dos alunos desde os anos iniciais, e durante toda sua formação. A idéia da pesquisa surgiu a partir das discussões e reflexões de textos, vistos na disciplina Ensino-Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que abordam as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, dando ênfase nas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem. Analisou-se cada trabalho, verificou-se as idéias de cada autor. A partir daí e diante da experiência de sala de aula, do convívio diretamente com os envolvidos no processo, que são os alunos, foi produzido o texto. Observou-se que os alunos não dão muita importância para a compreensão da matemática por vários motivos: falta de significados e aplicabilidade dos conteúdos; os alunos não conseguem fazer a relação entre a matemática do cotidiano com a matemática escolar, não construindo assim, o conhecimento científico; o aluno não tem domínio da linguagem matemática, há sempre um confronto entre a linguagem matemática da escola com a linguagem matemática corrente no dia-a-dia. Constatou-se com isso, que os alunos não conseguem enxergar que a disciplina traz um entendimento melhor de mundo. Esta pesquisa foi muito produtiva, pois mostrou que algumas dessas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Matemática se dão por falta de uma boa formação de professores, como também, a formação continuada, entre outras dificuldades que nós, professores, podemos solucionar, fazendo uma auto-aviliação da nossa docência e trazer para dentro das salas de aula a matemática da rua, tornando assim, as aulas mais prazerosas e interessantes para os alunos.