Artigo Anais VIII EPBEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0042

DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, SIGNIFICADO DE CONTEÚDO, CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS Comunicação Científica (CC) Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)
"2014-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9609
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 264
    "inscrito_id" => 17
    "titulo" => "DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Com as diversas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, que provoca o afastamento dos alunos do interesse com a apreensão dos conteúdos matemáticos. O artigo tem como objetivos verificar os principais fatores que causam essas dificuldades: Como nós professores da Educação Básica podemos contribuir para minimizar tais dificuldades? Qual o papel da escola nesse processo? A Matemática serve para não matemáticos? Como a linguagem pode contribuir nesse processo? Qual o significado da Matemática para os alunos? De forma que tragam os alunos para o meio e que eles compreendam que a matemática é uma ferramenta importantíssima para entender o mundo em que vivemos e que possam interagir de forma eficaz nas mudanças que acontecem, os conhecimentos matemáticos são necessários para resolver situações do cotidiano dos alunos desde os anos iniciais, e durante toda sua formação.  A idéia da pesquisa surgiu a partir das discussões e reflexões de textos, vistos na disciplina Ensino-Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que abordam as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, dando ênfase nas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem. Analisou-se cada trabalho, verificou-se as idéias de cada autor. A partir daí e diante da experiência de sala de aula, do convívio diretamente com os envolvidos no processo, que são os alunos, foi produzido o texto. Observou-se que os alunos não dão muita importância para a compreensão da matemática por vários motivos: falta de significados e aplicabilidade dos conteúdos; os alunos não conseguem fazer a relação entre a matemática do cotidiano com a matemática escolar, não construindo assim, o conhecimento científico; o aluno não tem domínio da linguagem matemática, há sempre um confronto entre a linguagem matemática da escola com a linguagem matemática corrente no dia-a-dia. Constatou-se com isso, que os alunos não conseguem enxergar que a disciplina traz um entendimento melhor de mundo. Esta pesquisa foi muito produtiva, pois mostrou que algumas dessas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Matemática se dão por falta de uma boa formação de professores, como também, a formação continuada, entre outras dificuldades que nós, professores, podemos solucionar, fazendo uma auto-aviliação da nossa docência e trazer para dentro das salas de aula a matemática da rua, tornando assim, as aulas mais prazerosas e interessantes para os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, SIGNIFICADO DE CONTEÚDO, CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_10_2014_14_28_49_idinscrito_920_7900adce4d2dcb5db83adbe6357c9cf1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILBERTO BESERRA DA SILVA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "GILBERTO FILHO"
    "autor_email" => "gilbertobeserra.filho@bol"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE FORMAÇÕA DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9609
    "edicao_id" => 26
    "trabalho_id" => 264
    "inscrito_id" => 17
    "titulo" => "DIFICULDADES NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Com as diversas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, que provoca o afastamento dos alunos do interesse com a apreensão dos conteúdos matemáticos. O artigo tem como objetivos verificar os principais fatores que causam essas dificuldades: Como nós professores da Educação Básica podemos contribuir para minimizar tais dificuldades? Qual o papel da escola nesse processo? A Matemática serve para não matemáticos? Como a linguagem pode contribuir nesse processo? Qual o significado da Matemática para os alunos? De forma que tragam os alunos para o meio e que eles compreendam que a matemática é uma ferramenta importantíssima para entender o mundo em que vivemos e que possam interagir de forma eficaz nas mudanças que acontecem, os conhecimentos matemáticos são necessários para resolver situações do cotidiano dos alunos desde os anos iniciais, e durante toda sua formação.  A idéia da pesquisa surgiu a partir das discussões e reflexões de textos, vistos na disciplina Ensino-Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que abordam as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, dando ênfase nas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem. Analisou-se cada trabalho, verificou-se as idéias de cada autor. A partir daí e diante da experiência de sala de aula, do convívio diretamente com os envolvidos no processo, que são os alunos, foi produzido o texto. Observou-se que os alunos não dão muita importância para a compreensão da matemática por vários motivos: falta de significados e aplicabilidade dos conteúdos; os alunos não conseguem fazer a relação entre a matemática do cotidiano com a matemática escolar, não construindo assim, o conhecimento científico; o aluno não tem domínio da linguagem matemática, há sempre um confronto entre a linguagem matemática da escola com a linguagem matemática corrente no dia-a-dia. Constatou-se com isso, que os alunos não conseguem enxergar que a disciplina traz um entendimento melhor de mundo. Esta pesquisa foi muito produtiva, pois mostrou que algumas dessas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Matemática se dão por falta de uma boa formação de professores, como também, a formação continuada, entre outras dificuldades que nós, professores, podemos solucionar, fazendo uma auto-aviliação da nossa docência e trazer para dentro das salas de aula a matemática da rua, tornando assim, as aulas mais prazerosas e interessantes para os alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Científica (CC)"
    "area_tematica" => "Educação Matemática nos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio (EMAIEFEM)"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, SIGNIFICADO DE CONTEÚDO, CONTRIBUIÇÕES SIGNIFICATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_29_10_2014_14_28_49_idinscrito_920_7900adce4d2dcb5db83adbe6357c9cf1.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:38:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GILBERTO BESERRA DA SILVA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "GILBERTO FILHO"
    "autor_email" => "gilbertobeserra.filho@bol"
    "autor_ies" => "FACULDADE DE FORMAÇÕA DE PROFESSORES DE SERRA TALHADA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-viii-epbem"
    "edicao_nome" => "Anais VIII EPBEM"
    "edicao_evento" => "VIII Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/epbem/2014"
    "edicao_logo" => "5e49bf0335510_16022020191531.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186b951d427_22072020133845.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 4
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Paraibano de Educação Matemática"
    "publicacao_codigo" => "2317-0042"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2014

Resumo

Com as diversas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática, que provoca o afastamento dos alunos do interesse com a apreensão dos conteúdos matemáticos. O artigo tem como objetivos verificar os principais fatores que causam essas dificuldades: Como nós professores da Educação Básica podemos contribuir para minimizar tais dificuldades? Qual o papel da escola nesse processo? A Matemática serve para não matemáticos? Como a linguagem pode contribuir nesse processo? Qual o significado da Matemática para os alunos? De forma que tragam os alunos para o meio e que eles compreendam que a matemática é uma ferramenta importantíssima para entender o mundo em que vivemos e que possam interagir de forma eficaz nas mudanças que acontecem, os conhecimentos matemáticos são necessários para resolver situações do cotidiano dos alunos desde os anos iniciais, e durante toda sua formação. A idéia da pesquisa surgiu a partir das discussões e reflexões de textos, vistos na disciplina Ensino-Aprendizagem de Matemática no Ensino Fundamental e Médio do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Educação Matemática na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que abordam as dificuldades encontradas no processo de ensino-aprendizagem de Matemática, dando ênfase nas dificuldades encontradas no processo de ensino e aprendizagem. Analisou-se cada trabalho, verificou-se as idéias de cada autor. A partir daí e diante da experiência de sala de aula, do convívio diretamente com os envolvidos no processo, que são os alunos, foi produzido o texto. Observou-se que os alunos não dão muita importância para a compreensão da matemática por vários motivos: falta de significados e aplicabilidade dos conteúdos; os alunos não conseguem fazer a relação entre a matemática do cotidiano com a matemática escolar, não construindo assim, o conhecimento científico; o aluno não tem domínio da linguagem matemática, há sempre um confronto entre a linguagem matemática da escola com a linguagem matemática corrente no dia-a-dia. Constatou-se com isso, que os alunos não conseguem enxergar que a disciplina traz um entendimento melhor de mundo. Esta pesquisa foi muito produtiva, pois mostrou que algumas dessas dificuldades no processo de ensino e aprendizagem de Matemática se dão por falta de uma boa formação de professores, como também, a formação continuada, entre outras dificuldades que nós, professores, podemos solucionar, fazendo uma auto-aviliação da nossa docência e trazer para dentro das salas de aula a matemática da rua, tornando assim, as aulas mais prazerosas e interessantes para os alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.