Este estudo visa demonstrar, na prática, os resultados de vivência experimental ocorrida em Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) Lourenço Filho no que se refere à inserção da Educação Ambiental (EA) no processo de aprendizagem de estudantes com Deficiência Intelectual (DI). Para tanto, partiu-se do seguinte problema: De que forma a inclusão da EA na proposta curricular do CAEE Lourenço Filho contribui na formação do educando com Deficiência Intelectual (DI)? Assim, a pesquisa tem como objetivo analisar a contribuição da EA na formação do educando com deficiência intelectual. Em função do objeto de pesquisa, optou-se pela abordagem qualitativo-descritiva. Já no que diz respeito à natureza das fontes, esta será documental e bibliográfica devido a EA ser legalmente instituída no país como parte integrante da educação nacional, sendo, portanto, vital discorrer a este respeito. Por fim, será apresentada uma proposta de unidade didática desenvolvida em Centro Especializado na perspectiva da EA com vistas à aprendizagem reflexivo crítica dos estudantes com deficiência intelectual.