O PROCESSO DE AVALIAÇÃO E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO: CONCEPÇÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99385 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6230 "inscrito_id" => 21604 "titulo" => "O PROCESSO DE AVALIAÇÃO E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO: CONCEPÇÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "Esta pesquisa originou-se durante a disciplina de Didática, após um momento de reflexão com os discentes, futuros professores, acerca do modo com qual trabalhariam o processo de avaliação em suas aulas. As reflexões abordas durante aula trouxe à tona que as noções avaliativas dos discentes estavam atreladas às suas próprias experiências, muitas vezes reproduzindo práticas que corroboram com o ensino tradicional. Na Matemática, o campo de pesquisa responsável por tecer reflexões acerca do processo avaliativo é a Educação Matemática, tal campo não se restringe apenas a educadores matemáticos, mas abre-se a diversas áreas como: pedagogia, psicologia, filosofia, didática e sociologia. Nesse contexto, entende-se a necessidade de questionarmos as concepções da avaliação, buscando assim um modo ao qual proporcione uma abordagem democrática ao ensino de Matemática. Para tanto, questiona-se: Seguindo a vertente da Educação Matemática, como deve ocorrer o processo de avaliação no contexto do ensino e da aprendizagem de Matemática? O estudo aqui realizado se deu por meio de uma Revisão Bibliográfica Sistemática onde analisa-se as pesquisas produzidas sobre o tema e aplica-se estratégias que possibilitam limitar o viés de seleção de artigos, avaliá-los e sintetizá-los em um tópico específico. Diante dos olhares lançados ao campo de pesquisa da Educação Matemática com ênfase na avaliação, destaca-se a predominância da avaliação tradicional nas salas de aula, algumas novas concepções que entendem o momento de avaliação como parte do processo de aprendizagem, e algumas iniciativas de professores que procuram inovar e democratizar o ensino de matemática nas suas aulas e nas avaliações" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21604_TB6230_20062023184555.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAULO BORGES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAULO BORGES" "autor_email" => "saulosilva.20200001838@ue" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99385 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6230 "inscrito_id" => 21604 "titulo" => "O PROCESSO DE AVALIAÇÃO E A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO: CONCEPÇÕES A PARTIR DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "resumo" => "Esta pesquisa originou-se durante a disciplina de Didática, após um momento de reflexão com os discentes, futuros professores, acerca do modo com qual trabalhariam o processo de avaliação em suas aulas. As reflexões abordas durante aula trouxe à tona que as noções avaliativas dos discentes estavam atreladas às suas próprias experiências, muitas vezes reproduzindo práticas que corroboram com o ensino tradicional. Na Matemática, o campo de pesquisa responsável por tecer reflexões acerca do processo avaliativo é a Educação Matemática, tal campo não se restringe apenas a educadores matemáticos, mas abre-se a diversas áreas como: pedagogia, psicologia, filosofia, didática e sociologia. Nesse contexto, entende-se a necessidade de questionarmos as concepções da avaliação, buscando assim um modo ao qual proporcione uma abordagem democrática ao ensino de Matemática. Para tanto, questiona-se: Seguindo a vertente da Educação Matemática, como deve ocorrer o processo de avaliação no contexto do ensino e da aprendizagem de Matemática? O estudo aqui realizado se deu por meio de uma Revisão Bibliográfica Sistemática onde analisa-se as pesquisas produzidas sobre o tema e aplica-se estratégias que possibilitam limitar o viés de seleção de artigos, avaliá-los e sintetizá-los em um tópico específico. Diante dos olhares lançados ao campo de pesquisa da Educação Matemática com ênfase na avaliação, destaca-se a predominância da avaliação tradicional nas salas de aula, algumas novas concepções que entendem o momento de avaliação como parte do processo de aprendizagem, e algumas iniciativas de professores que procuram inovar e democratizar o ensino de matemática nas suas aulas e nas avaliações" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21604_TB6230_20062023184555.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SAULO BORGES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "SAULO BORGES" "autor_email" => "saulosilva.20200001838@ue" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }