Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ACIDPOKER: VIVÊNCIA DE UM JOGO DIDÁTICO PARA O APRENDIZADO DO CONCEITO DE ÁCIDOS DE ARRHENIUS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O uso de jogos como alternativa na educação de jovens vem ganhando espaço, especificamente, no ensino de química. Pode-se considerar uma temática promissora, visto que, a partir dos jogos é possível trabalhar a temática em diferentes níveis de aprofundamento através dessa ferramenta lúdica. O jogo didático no ensino de química, por proporcionar a interação entre jogadores, promove o diálogo e a cooperação entre os alunos, que podem contribuir para diminuir a dificuldade da compreensão, uma vez que, devido o jogo trazer linguagem própria, é desenvolvido um aprendizado mais efetivo atráves dos significados das regras. Nesse trabalho, desenvolvemos a aplicação do jogo Acidpoker para uma turma de 17 estudantes da 2ª série do ensino médio de uma escola particular da cidade de Jaboatão dos Guararapes/PE. O jogo consiste de uma adaptação das regras do póquer. Através da aplicação do jogo, podem ser explorados os conceitos químicos envolvidos com a teoria dos ácidos de Arrhenius, assim como trabalhar aspectos como a tomada de decisão, cooperação e construção coletiva do conhecimento. Na aplicação, os alunos receberam o jogo com as regras e o professor permaneceu apenas como mediador para esclarecer dúvidas acerca da dinâmica do jogo. Os alunos puderam jogar individualmente ou em duplas, onde essa etapa será apresentada com maior detalhamento no resumo expandido. A avaliação do jogo foi feita através de um questionário individual para colher a opinião dos alunos acerca de critérios pertinentes à atividade lúdica. Com a aplicação do AcidPoker foram obtidos os resultados esperados, uma vez que, a proposta se mostrou realizável, com fortes características competitivas e interativas entre os alunos. Além disso, as partes metodológicas e lúdicas se demonstraram equilibradas, em razão que o desempenho do aluno na partida não depende de um conhecimento aprofundado em química, sendo a sorte e o blefe duas vias para vitória.

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