GESTÃO DEMOCRÁTICA: COMO CONCILIAR DEMANDAS PEDAGÓGICAS DE PPP AO CURRÍCULO NAS ESCOLAS PÚBLICAS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95286 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 848 "inscrito_id" => 11115 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA: COMO CONCILIAR DEMANDAS PEDAGÓGICAS DE PPP AO CURRÍCULO NAS ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Cresce a necessidade de analisar o alinhamento dos PPP ao currículo escolar, para isso é necessário aprofundar estudos que compreendam como é a prática docente, integração entre área pedagógica e gestão em uma escola, como é a autonomia do professor para aplicar sua metodologia. A pesquisa tem como foco estudar a conciliação dos projetos políticos pedagógicos, evidenciando que o mesmo é de extrema importância para complementar o currículo. Contudo, se alinhando a uma gestão pedagógica de caráter democrático as demandas escolares serão atendidas com excelência, acontecendo de forma coesa. Foram realizadas observação do gestor e coordenador atuantes no município de Vitória de Santo Antão-PE, nas quais foram coletados dados que apontam a importância dos projetos diversificados no currículo escolar, como é válido ir além da base comum estabelecida pela BNCC, ressaltando a importância de está em consenso com os critérios da LDBEN 1996. Os sujeitos participantes da pesquisa foram informados sobre o objetivo do estudo, assinando um termo de consentimento. Através das análises foi percebido a importância da participação de toda comunidade escolar e a biocenose local, sendo percebido que o alinhamento dos demais com organização e harmonia, acarreta em sucesso no cumprimento do PPP. É válido apontar a importância da liberdade para os docentes aplicarem sua metodologia, assim, com autonomia haverá sucesso nas demandas para inovar em propostas integrativas. É possível identificar que deve ter equilíbrio, harmonia e confiança entre comunidade escolar e local, para que o desenvolvimento pleno do discente e escola atendam às exigências do currículo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11115_TB848_18102023163536.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÂMARA MICAELLY DE MELO SILVA" "autor_nome_curto" => "TÂMARA" "autor_email" => "tamaramelosilva4@gmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS (FACOL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95286 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 848 "inscrito_id" => 11115 "titulo" => "GESTÃO DEMOCRÁTICA: COMO CONCILIAR DEMANDAS PEDAGÓGICAS DE PPP AO CURRÍCULO NAS ESCOLAS PÚBLICAS" "resumo" => "Cresce a necessidade de analisar o alinhamento dos PPP ao currículo escolar, para isso é necessário aprofundar estudos que compreendam como é a prática docente, integração entre área pedagógica e gestão em uma escola, como é a autonomia do professor para aplicar sua metodologia. A pesquisa tem como foco estudar a conciliação dos projetos políticos pedagógicos, evidenciando que o mesmo é de extrema importância para complementar o currículo. Contudo, se alinhando a uma gestão pedagógica de caráter democrático as demandas escolares serão atendidas com excelência, acontecendo de forma coesa. Foram realizadas observação do gestor e coordenador atuantes no município de Vitória de Santo Antão-PE, nas quais foram coletados dados que apontam a importância dos projetos diversificados no currículo escolar, como é válido ir além da base comum estabelecida pela BNCC, ressaltando a importância de está em consenso com os critérios da LDBEN 1996. Os sujeitos participantes da pesquisa foram informados sobre o objetivo do estudo, assinando um termo de consentimento. Através das análises foi percebido a importância da participação de toda comunidade escolar e a biocenose local, sendo percebido que o alinhamento dos demais com organização e harmonia, acarreta em sucesso no cumprimento do PPP. É válido apontar a importância da liberdade para os docentes aplicarem sua metodologia, assim, com autonomia haverá sucesso nas demandas para inovar em propostas integrativas. É possível identificar que deve ter equilíbrio, harmonia e confiança entre comunidade escolar e local, para que o desenvolvimento pleno do discente e escola atendam às exigências do currículo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID11115_TB848_18102023163536.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TÂMARA MICAELLY DE MELO SILVA" "autor_nome_curto" => "TÂMARA" "autor_email" => "tamaramelosilva4@gmail.co" "autor_ies" => "FACULDADE ESCRITOR OSMAN DA COSTA LINS (FACOL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }