Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL VOLTADA A EDUCAÇÃO EM VALORES POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: COMPARTILHANDO A EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95284
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 842
    "inscrito_id" => 9005
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL VOLTADA A EDUCAÇÃO EM VALORES POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: COMPARTILHANDO A EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente estudo, de natureza qualitativa, tem o objetivo de compartilhar uma experiência que está em andamento no que se refere a formação continuada de educadores da Educação Infantil visando o trabalho com sequências didáticas, para se abordar a Educação em Valores. Em tempos de ataques a escolas, acreditamos que o trabalho com valores sociomorais já na Educação Infantil, pode contribuir para a formação de sujeitos autônomos morais, não submissos e obedientes acríticos. Para tanto, consideramos necessário investir na formação continuada de professores desse segmento, pois acreditamos em uma educação moral advinda da construção de um ambiente cujas práticas visem a construção de valores que conduzam e influenciem cada um dos alunos que o frequentam. Escolhemos o valor respeito para ser trabalhado inicialmente, através da construção de sequências didáticas, que se constituem como uma forma organizada sequencialmente para desenvolver saberes, estimular a reflexão e propiciar condições para que as crianças construam seus valores morais ou a sua moralidade. Não entendemos a educação moral unicamente como um processo individual de desenvolvimento e, tampouco, acreditamos que tal temática deva ser uma disciplina isolada no currículo. Precisamos de ações conjuntas e de trabalhos que envolvam todas as disciplinas e agentes escolares. O que reforça e fundamenta a formação que está sendo realizada e aqui descrita. Temos realizado encontros mensais com 40 educadores, em média, e como resultados parciais temos percebido a falta de estudos na área, a crença de que educar em valores é apenas papel da família, mas vemos uma preocupação da gestão escolar em mudar essa perspectiva e da nossa parte, enquanto, pesquisadoras da área o empenho em contribuir para modificar esse cenário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9005_TB842_12112023155227.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA CAROLINE MIGUEL"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "priscilacarolinemiguel@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95284
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 842
    "inscrito_id" => 9005
    "titulo" => "A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL VOLTADA A EDUCAÇÃO EM VALORES POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS: COMPARTILHANDO A EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente estudo, de natureza qualitativa, tem o objetivo de compartilhar uma experiência que está em andamento no que se refere a formação continuada de educadores da Educação Infantil visando o trabalho com sequências didáticas, para se abordar a Educação em Valores. Em tempos de ataques a escolas, acreditamos que o trabalho com valores sociomorais já na Educação Infantil, pode contribuir para a formação de sujeitos autônomos morais, não submissos e obedientes acríticos. Para tanto, consideramos necessário investir na formação continuada de professores desse segmento, pois acreditamos em uma educação moral advinda da construção de um ambiente cujas práticas visem a construção de valores que conduzam e influenciem cada um dos alunos que o frequentam. Escolhemos o valor respeito para ser trabalhado inicialmente, através da construção de sequências didáticas, que se constituem como uma forma organizada sequencialmente para desenvolver saberes, estimular a reflexão e propiciar condições para que as crianças construam seus valores morais ou a sua moralidade. Não entendemos a educação moral unicamente como um processo individual de desenvolvimento e, tampouco, acreditamos que tal temática deva ser uma disciplina isolada no currículo. Precisamos de ações conjuntas e de trabalhos que envolvam todas as disciplinas e agentes escolares. O que reforça e fundamenta a formação que está sendo realizada e aqui descrita. Temos realizado encontros mensais com 40 educadores, em média, e como resultados parciais temos percebido a falta de estudos na área, a crença de que educar em valores é apenas papel da família, mas vemos uma preocupação da gestão escolar em mudar essa perspectiva e da nossa parte, enquanto, pesquisadoras da área o empenho em contribuir para modificar esse cenário."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID9005_TB842_12112023155227.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA CAROLINE MIGUEL"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "priscilacarolinemiguel@gm"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente estudo, de natureza qualitativa, tem o objetivo de compartilhar uma experiência que está em andamento no que se refere a formação continuada de educadores da Educação Infantil visando o trabalho com sequências didáticas, para se abordar a Educação em Valores. Em tempos de ataques a escolas, acreditamos que o trabalho com valores sociomorais já na Educação Infantil, pode contribuir para a formação de sujeitos autônomos morais, não submissos e obedientes acríticos. Para tanto, consideramos necessário investir na formação continuada de professores desse segmento, pois acreditamos em uma educação moral advinda da construção de um ambiente cujas práticas visem a construção de valores que conduzam e influenciem cada um dos alunos que o frequentam. Escolhemos o valor respeito para ser trabalhado inicialmente, através da construção de sequências didáticas, que se constituem como uma forma organizada sequencialmente para desenvolver saberes, estimular a reflexão e propiciar condições para que as crianças construam seus valores morais ou a sua moralidade. Não entendemos a educação moral unicamente como um processo individual de desenvolvimento e, tampouco, acreditamos que tal temática deva ser uma disciplina isolada no currículo. Precisamos de ações conjuntas e de trabalhos que envolvam todas as disciplinas e agentes escolares. O que reforça e fundamenta a formação que está sendo realizada e aqui descrita. Temos realizado encontros mensais com 40 educadores, em média, e como resultados parciais temos percebido a falta de estudos na área, a crença de que educar em valores é apenas papel da família, mas vemos uma preocupação da gestão escolar em mudar essa perspectiva e da nossa parte, enquanto, pesquisadoras da área o empenho em contribuir para modificar esse cenário.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.