Este trabalho intenciona entrecruzar vivências, saberes e práticas de cinco professores de Geografia os quais foram colaboradores e possibilitaram a construção dos enredos da dissertação de mestrado, intitulada “Relações campo-cidade e rural-urbano: narrativas, concepções e práticas de professores de Geografia”, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais e ao Grupo de Pesquisa Geo(bio)grafar – Geografia, diversas linguagens e narrativas de professores, da Universidade do Estado da Bahia. Estes professores vivenciam o exercício da docência em três escolas públicas vinculadas a secretaria de educação do município de Biritinga, no sertão baiano, com estudantes que experienciam a vida em contextos urbanos e rurais. Para este ensaio, buscamos interpretar as experiências narradas pelos professores os modos como praticam a docência no cotidiano da sala de aula ao abordar os conteúdos que versam sobre as relações campo-cidade e rural-urbano. A partir das concepções, saberes e práticas protagonizadas e narradas pelos professores de Geografia, colaboradores deste estudo, buscamos tecer uma análise interpretativa-compreensiva acerca dos movimentos empreendidos pelos docentes para a contemplação desses conteúdos com estudantes que possuem vivências singulares mediante os seus contextos espaciais. Conceber uma educação geográfica que seja realmente significativa para os estudantes é uma busca contínua e cotidiana de muitos professores de Geografia. Pensar e mobilizar estratégias para subverter lógicas que não contemplam o cotidiano dos estudantes é um desafio que muitos docentes na contemporaneidade estão buscando superar.