O texto aqui relatado apresenta temas que envolvem reflexões sobre práticas de ensino de Geografia e Biologia (estudo de caso), realizadas em uma escola pública do interior paulista, tendo o trabalho de campo como norteador do processo de ensino e aprendizagem, um projeto fomentado pelo CNPq e vinculado ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/Ensino Médio – Unesp – Marília/SP, e ao Centro de Pesquisas Econômicas, Agrárias e Ambientais (CPEA/Unesp). O projeto, intitulado “Educação e cidadania: possibilidades dos conhecimentos geográficos para investigar e compreender o lugar”, está em andamento na E.E. Graciema Baganha Ribeiro – PEI, localizada em Gália – SP, desde agosto de 2022 e tem por objetivo promover um trabalho investigativo e interventivo no que se refere aos problemas socioambientais do território onde se vive, envolvendo estudantes da educação básica, a partir da metodologia do projeto Nós Propomos!, idealizado e coordenado pelo professor Dr. Sérgio Claudino, do Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial (IGOT), Universidade de Lisboa – Portugal. Neste artigo, propomos um breve relato das atividades realizadas no ano de 2022 e os resultados alcançados com a pesquisa (propostas estudantis às autoridades políticas locais), apresentadas em um Seminário realizado na escola ao final do referido ano letivo.