Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: POSSIBILIDADES DOS CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS PARA INVESTIGAR E COMPREENDER O LUGAR

Palavra-chaves: , , , , Resumo Expandido GT 34: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS, ESPACIALIDADES ESCOLARES
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O projeto, intitulado “Educação e cidadania: possibilidades dos conhecimentos geográficos para investigar e compreender o lugar”, está em andamento na E.E. Graciema Baganha Ribeiro – PEI, localizada em Gália – SP, desde agosto de 2022 e tem por objetivo promover um trabalho investigativo e interventivo no que se refere aos problemas socioambientais do território onde se vive, envolvendo estudantes da educação básica, a partir da metodologia do projeto Nós Propomos!, idealizado e coordenado pelo professor Dr. Sérgio Claudino, do Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial (IGOT), Universidade de Lisboa – Portugal. Neste artigo, propomos um breve relato das atividades realizadas no ano de 2022 e os resultados alcançados com a pesquisa (propostas estudantis às autoridades políticas locais), apresentadas em um Seminário realizado na escola ao final do referido ano letivo.O texto aqui relatado apresenta temas que envolvem reflexões sobre práticas de ensino de Geografia e Biologia (estudo de caso), realizadas em uma escola pública" "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 34: GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS, DOCÊNCIAS, ESPACIALIDADES ESCOLARES" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID3802_TB1857_19102023040153.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÔNIA APARECIDA DE SENA FERNANDES" "autor_nome_curto" => "SÔNIA" "autor_email" => "sonia_sena_fernandes@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO (UNESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94594 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1857 "inscrito_id" => 3802 "titulo" => "EDUCAÇÃO E CIDADANIA: POSSIBILIDADES DOS CONHECIMENTOS GEOGRÁFICOS PARA INVESTIGAR E COMPREENDER O LUGAR" "resumo" => "O texto aqui relatado apresenta temas que envolvem reflexões sobre práticas de ensino de Geografia e Biologia (estudo de caso), realizadas em uma escola pública do interior paulista, tendo o trabalho de campo como norteador do processo de ensino e aprendizagem, um projeto fomentado pelo CNPq e vinculado ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/Ensino Médio – Unesp – Marília/SP, e ao Centro de Pesquisas Econômicas, Agrárias e Ambientais (CPEA/Unesp). 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Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

O texto aqui relatado apresenta temas que envolvem reflexões sobre práticas de ensino de Geografia e Biologia (estudo de caso), realizadas em uma escola pública do interior paulista, tendo o trabalho de campo como norteador do processo de ensino e aprendizagem, um projeto fomentado pelo CNPq e vinculado ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/Ensino Médio – Unesp – Marília/SP, e ao Centro de Pesquisas Econômicas, Agrárias e Ambientais (CPEA/Unesp). O projeto, intitulado “Educação e cidadania: possibilidades dos conhecimentos geográficos para investigar e compreender o lugar”, está em andamento na E.E. Graciema Baganha Ribeiro – PEI, localizada em Gália – SP, desde agosto de 2022 e tem por objetivo promover um trabalho investigativo e interventivo no que se refere aos problemas socioambientais do território onde se vive, envolvendo estudantes da educação básica, a partir da metodologia do projeto Nós Propomos!, idealizado e coordenado pelo professor Dr. Sérgio Claudino, do Instituto de Geografia e Ordenamento Territorial (IGOT), Universidade de Lisboa – Portugal. Neste artigo, propomos um breve relato das atividades realizadas no ano de 2022 e os resultados alcançados com a pesquisa (propostas estudantis às autoridades políticas locais), apresentadas em um Seminário realizado na escola ao final do referido ano letivo.

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