O objetivo desse resumo é discutir sobre a contribuição do Google Earth pro, na leitura e análise espacial de alunos com deficiência intelectual, do curso de Geografia da Universidade Estadual de Goiás. O conteúdo estudado foram os impactos decorrentes do uso e da ocupação do solo urbano, e a área escolhida para realizar o estudo foi a bacia do córrego Chapéu de Padre, na área urbana da cidade de Goiás (GO). Os principais procedimentos realizados foram: a) revisão bibliográfica; b) pesquisa documental ; c) entrevista semiestruturada com os participantes da pesquisa; d) elaboração de representações espaciais, antes e depois da leitura e análise das imagens de satélite; e) oficinas e atividades realizadas a partir do Google Earth Pro para leitura e análise da paisagem e identificação dos impactos ambientais; f) trabalho de campo, para confrontar com o estudo imagético e acrescentar novas informações sobre a análise da paisagem e estudo dos impactos ambientais. Nesse contexto de fortalecimento da inclusão no ensino de Geografia, e o consequente atendimento às demandas desses alunos, as imagens do Google Earth Pro associadas ao trabalho de campo se apresentaram como procedimentos que contribuíram na sua aprendizagem, ao realizarem a leitura e análise da paisagem vinculada aos estudos sobre impactos ambientais no Cerrado.