Sabe-se que o contexto antirracista é conhecido por longos anos e trabalhado em todas suas formas para a sua desconstrução. Contudo, diante de inúmeras condutas de efeitos discriminatórios, principalmente no contexto escolar, é verificada a necessidade da realização de uma pesquisa com objetivo de identificar e conhecer estratégias ou práticas que possibilitem instituições escolares a minimizarem a desigualdade racial acometida entre alunos. Também busca-se retratar a atual situação racial encontrada dentro do contexto escolar. A pesquisa deteve-se através de uma revisão bibliográfica, nas bases de dados SciELO (Scientific Eletronic Library Online) e BDTD (Biblioteca Digital de Teses e Dissertações). Identificou-se que, mesmo havendo muitos avanços na legislação, na luta da desigualdade racial dentro de escolas, é possível constatar que ainda há ordem discriminatória entre os discentes, bem como o despreparo de professores frente à situação. No entanto, a construção de um currículo escolar autônomo inter-racial e a inter-relação étnica racial envolvida em várias disciplinas, são alguns dos cenários evidenciados pelos autores neste estudo. Acredita-se que, como sugestão de enfrentamento ao racismo nas escolas, a proposta deveria começar dentro do educandário, com a aproximação do aluno com a cultura africana, por meio da aplicação de didáticas e técnicas de intervenção que resultem na valorização cultural, como instrumento de construção para uma sociedade mais igualitária.