Este trabalho foi desenvolvido dada a potencialidade turística da região, com suas belas paisagens, buscando analisar os pontos turísticos através de um mapa coletivo. O objetivo principal deste trabalho é analisar o senso de localização dos pontos turísticos e de socialização, como também a identificação das residências dos estudantes do município de Cerro Branco/RS através da construção de um mapa coletivo. Para a aplicação, foram construídos previamente pelo autor dois mapas, um com uma camada do Google Maps (mapa de apoio) e outro com uma camada do Google Earth Pro (colado em isopor) para a aplicação da dinâmica. Neste sentido, foi desenvolvido um mapa coletivo com os alunos do 6º e 7º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Müller, de Cerro Branco, RS. A atividade foi constituída por duas etapas, onde na primeira os alunos juntamente com o aplicador elencaram os principais pontos turísticos e paisagens municipais, além de debater sobre os conceitos de paisagem, lugar, pertencimento e território. Na segunda etapa, foi confeccionado um mapa coletivo com pontos turísticos e paisagens municipais, como também a identificação das residências de cada aluno sobre o mapa com a camada do Google Earth Pro. Como resultado, durante a construção coletiva foi possível observar efetividade na dinâmica proposta, onde o mapa de apoio foi fundamental na identificação dos pontos nos locais corretamente. Ademais, as práticas educativas, utilizando-se de mapas impressos e a interação coletiva e interpretativa de conceitos de geografia, para o entendimento do espaço, mostraram-se efetivos como ferramenta didática.