EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E PROPOSTAS
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 94429 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1417 "inscrito_id" => 2116 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E PROPOSTAS" "resumo" => "O processo de Reforma Agrária no Brasil é moroso e repleto de entraves burocráticos que inviabilizam a implantação de políticas públicas que combatam essa realidade, cuja análise nos mostra quão necessária é a participação mais eficiente do sistema educacional nestas áreas, criando escolas capazes de efetivar mudança social em benefício das populações do campo, de modo a proporcionar desenvolvimento e bem-estar social a todos. Nessa perspectiva é possível olhar para os projetos desenvolvidos na visão da manutenção ou superação do modelo de desenvolvimento que mantém a forma de posse da terra, das águas, dos bens de consumo, das práticas culturais, do poder político, dentre outros. A escola, para dar conta de uma educação que abarque toda essa problemática, precisa levar em consideração esses princípios e ver o jovem, o homem e a mulher do campo como sujeitos de suas histórias. Assim, este é um trabalho de cotejamento bibliográfico que tem como objetivo elucidar os pressupostos teóricos da Educação do Campo e apresentar as experiências de Educação do Campo no Estado do Tocantins." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 40: GEOGRAFIA ESCOLAR, POLÍTICAS CURRICULARES NEOLIBERAIS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2116_TB1417_27112023220454.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYS JORGE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LAYS" "autor_email" => "laysjorgedossantoz@gmail." "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 94429 "edicao_id" => 317 "trabalho_id" => 1417 "inscrito_id" => 2116 "titulo" => "EDUCAÇÃO DO CAMPO: PERSPECTIVAS, DESAFIOS E PROPOSTAS" "resumo" => "O processo de Reforma Agrária no Brasil é moroso e repleto de entraves burocráticos que inviabilizam a implantação de políticas públicas que combatam essa realidade, cuja análise nos mostra quão necessária é a participação mais eficiente do sistema educacional nestas áreas, criando escolas capazes de efetivar mudança social em benefício das populações do campo, de modo a proporcionar desenvolvimento e bem-estar social a todos. Nessa perspectiva é possível olhar para os projetos desenvolvidos na visão da manutenção ou superação do modelo de desenvolvimento que mantém a forma de posse da terra, das águas, dos bens de consumo, das práticas culturais, do poder político, dentre outros. A escola, para dar conta de uma educação que abarque toda essa problemática, precisa levar em consideração esses princípios e ver o jovem, o homem e a mulher do campo como sujeitos de suas histórias. Assim, este é um trabalho de cotejamento bibliográfico que tem como objetivo elucidar os pressupostos teóricos da Educação do Campo e apresentar as experiências de Educação do Campo no Estado do Tocantins." "modalidade" => "Resumo Expandido" "area_tematica" => "GT 40: GEOGRAFIA ESCOLAR, POLÍTICAS CURRICULARES NEOLIBERAIS E RESISTÊNCIAS" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD6_ID2116_TB1417_27112023220454.pdf" "created_at" => "2023-12-13 15:26:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LAYS JORGE DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LAYS" "autor_email" => "laysjorgedossantoz@gmail." "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege" "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54" "publicacao_id" => 79 "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE" "publicacao_codigo" => "2175-8875" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }