A construção de conhecimentos escolares pode contribuir para a formação dos sujeitos e a sua inserção no mundo. Enquanto professoras formadoras, seja na educação básica ou superior, nosso objetivo é refletir sobre o trabalho realizado pela escola como potencializador para que os alunos se tornem sujeitos atuantes e protagonistas das mudanças necessárias na sociedade. Consideramos que a área das ciências humanas (história e geografia), contribui para a formação de sujeitos ativos, conscientes, participativos na sociedade, formação que requer uma compreensão acerca dos conceitos de lugar, território e cidadania. Nesse sentido, o relato de experiência parte de uma proposta didático-pedagógica desenvolvida com uma turma de 7º ano do ensino fundamental, envolvendo a formação do território, considerando os conceitos de periferia e favela, utilizando como recursos a poesia e a arte. Os alunos, por viverem em cidade de médio porte, têm uma visão da favela a partir do que recebem de informações nas diferentes mídias, com ênfase no tráfico de drogas, na violência e em problemáticas socioambientais. É fundamental, portanto, trabalhar os processos de ocupação a fim de compreender a formação do território, das cidades e seus espaços, relacionando-os aos lugares de vivência.