A Geografia é um componente curricular da Educação Básica e seu ensino é fundamental para formação de cidadãos críticos, reflexivos, ao alinhar os conhecimentos cotidianos aos conhecimentos científicos, aproximando-os da realidade do mundo, aptos a atender o contexto educacional contemporâneo. Nesse contexto, buscou-se debater sobre o ensino da Geografia e a importância do uso de metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem. Do ponto de vista metodológico, a investigação ancorou-se nos pressupostos da pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa bibliográfica em que foram analisadas obras de pesquisadores do campo do ensino da Geografia, bem como da formação docente e das metodologias ativas. Durante as breves reflexões acerca do ensino de Geografia e das práticas pedagógicas, percebeu-se a importância de os docentes estarem atentos às suas práticas, uma vez que na escola ainda existem práticas altamente burocráticas, fragmentadas, tradicionais, e sem relação com o contexto social com que os alunos vivem. Contudo, inserindo as metodologias ativas no processo de ensino–aprendizagem, tanto a prática docente, como a aprendizagem dos alunos, avança de forma considerável, como o meio em que os sujeitos estão envolvidos, alunos e professores. Dessa forma, concluiu-se que para o professor, ainda é muito desafiador o uso das metodologias ativas em sua prática, uma vez que este precisa estar em formação permanente, refletindo, reestruturando seu fazer docente, trazendo um novo olhar ao processo de ensino-aprendizagem.