O Brasil possui cerca de 27% do seu território em áreas de fronteira, no estado de Mato Grosso são cerca de 730 Km de fronteira, com 4 municípios lindeiros, ou seja, que estão na linha de fronteira, e outros 24 municípios que compõe a faixa de fronteira, uma área de 150 km de extensão da linha de fronteira para o interior do país. Estas características demostram a importância de tal temática estar presente nos programas e currículos de Geografia, neste sentido o objetivo desta pesquisa é de analisar o Documento de Referência Curricular de Mato Grosso (DRC-MT), buscando compreender, como estas temáticas estão abordadas neste documento. Como suporte metodológico adotado, destacamos um levantamento bibliográfico e documental do tema abordado, atividades em campo e entrevistas com professores e gestores de escolas de um município lindeiro na fronteira em Mato Grosso. Observa-se que além da inclusão destas temáticas no currículo, é necessário que o currículo escolar, comtemple a diversidade cultural, social, natural e econômica nos espaços de fronteira, visto que as escolas que se localizam nestes espaços, estão cercadas destes aspectos e necessitam de diferentes formas de aprender e ensinar.