Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

PERCURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relatos de Experiências GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA
"2023-12-12 08:24:54" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94253
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 1038
    "inscrito_id" => 1938
    "titulo" => "PERCURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente relato almeja discutir uma experiência entorno da elaboração de um Percurso Didático para o Ensino de Geografia e suas possibilidade formativa para uma atuação cidadã. Essa experiência ocorreu entre os meses de março e abril de 2023, em uma escola privada do município de Boa Vista (RR), sendo realizada com alunos de 1º e 2º ano do Ensino Médio na disciplina de Observatório Geografia, itinerário da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). Desse modo, partindo das elaborações de Cavalcanti (2014; 2019), e buscando discutir os problemas socioambientais urbanos de Boa Vista (RR), estabeleceu-se algumas etapas: identificação/diagnóstico, problematização/mobilização, sistematização e síntese. A primeira etapa objetivou a identificação do nível real de desenvolvimento dos estudantes, enquanto que a segunda visava mobilizá-los para a aprendizagem - entende-se a aprendizagem como uma atividade ativa, isto é, que exige o engajamento cognitivo. A terceira etapa destinou-se a inserção/amarração gradual do conceitos, princípios e raciocínios da ciência geográfica num processo dialético entre conhecimento cotidiano e conhecimento científico. A síntese foi elaborada mediante a produção de pequenos vídeos que deveriam conter a descrição, contextualização e explicação de um problema socioambiental urbano de Boa Vista (RR). Ao fim da experiência, pode-se notar uma ressignificação das situações-problemas analisadas e uma maior capacidade explicativa superando um visão cotidiana das questões abordadas."
    "modalidade" => "Relatos de Experiências"
    "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD3_ID1938_TB1038_06112023120043.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO TOMAZ DE MOURA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Tomaz"
    "autor_email" => "fthomaz-junior@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94253
    "edicao_id" => 317
    "trabalho_id" => 1038
    "inscrito_id" => 1938
    "titulo" => "PERCURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente relato almeja discutir uma experiência entorno da elaboração de um Percurso Didático para o Ensino de Geografia e suas possibilidade formativa para uma atuação cidadã. Essa experiência ocorreu entre os meses de março e abril de 2023, em uma escola privada do município de Boa Vista (RR), sendo realizada com alunos de 1º e 2º ano do Ensino Médio na disciplina de Observatório Geografia, itinerário da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). Desse modo, partindo das elaborações de Cavalcanti (2014; 2019), e buscando discutir os problemas socioambientais urbanos de Boa Vista (RR), estabeleceu-se algumas etapas: identificação/diagnóstico, problematização/mobilização, sistematização e síntese. A primeira etapa objetivou a identificação do nível real de desenvolvimento dos estudantes, enquanto que a segunda visava mobilizá-los para a aprendizagem - entende-se a aprendizagem como uma atividade ativa, isto é, que exige o engajamento cognitivo. A terceira etapa destinou-se a inserção/amarração gradual do conceitos, princípios e raciocínios da ciência geográfica num processo dialético entre conhecimento cotidiano e conhecimento científico. A síntese foi elaborada mediante a produção de pequenos vídeos que deveriam conter a descrição, contextualização e explicação de um problema socioambiental urbano de Boa Vista (RR). Ao fim da experiência, pode-se notar uma ressignificação das situações-problemas analisadas e uma maior capacidade explicativa superando um visão cotidiana das questões abordadas."
    "modalidade" => "Relatos de Experiências"
    "area_tematica" => "GT 55: ENSINO DE GEOGRAFIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV187_MD3_ID1938_TB1038_06112023120043.pdf"
    "created_at" => "2023-12-13 15:26:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO TOMAZ DE MOURA JÚNIOR"
    "autor_nome_curto" => "Tomaz"
    "autor_email" => "fthomaz-junior@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xv-enanpege"
    "edicao_nome" => "Anais do XV ENANPEGE"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM GEOGRAFIA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enanpege/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b13a0c25c6_14122023113928.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-12 08:24:54"
    "publicacao_id" => 79
    "publicacao_nome" => "Revista ENANPEGE"
    "publicacao_codigo" => "2175-8875"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

O presente relato almeja discutir uma experiência entorno da elaboração de um Percurso Didático para o Ensino de Geografia e suas possibilidade formativa para uma atuação cidadã. Essa experiência ocorreu entre os meses de março e abril de 2023, em uma escola privada do município de Boa Vista (RR), sendo realizada com alunos de 1º e 2º ano do Ensino Médio na disciplina de Observatório Geografia, itinerário da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). Desse modo, partindo das elaborações de Cavalcanti (2014; 2019), e buscando discutir os problemas socioambientais urbanos de Boa Vista (RR), estabeleceu-se algumas etapas: identificação/diagnóstico, problematização/mobilização, sistematização e síntese. A primeira etapa objetivou a identificação do nível real de desenvolvimento dos estudantes, enquanto que a segunda visava mobilizá-los para a aprendizagem - entende-se a aprendizagem como uma atividade ativa, isto é, que exige o engajamento cognitivo. A terceira etapa destinou-se a inserção/amarração gradual do conceitos, princípios e raciocínios da ciência geográfica num processo dialético entre conhecimento cotidiano e conhecimento científico. A síntese foi elaborada mediante a produção de pequenos vídeos que deveriam conter a descrição, contextualização e explicação de um problema socioambiental urbano de Boa Vista (RR). Ao fim da experiência, pode-se notar uma ressignificação das situações-problemas analisadas e uma maior capacidade explicativa superando um visão cotidiana das questões abordadas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.