O presente relato almeja discutir uma experiência entorno da elaboração de um Percurso Didático para o Ensino de Geografia e suas possibilidade formativa para uma atuação cidadã. Essa experiência ocorreu entre os meses de março e abril de 2023, em uma escola privada do município de Boa Vista (RR), sendo realizada com alunos de 1º e 2º ano do Ensino Médio na disciplina de Observatório Geografia, itinerário da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (CHSA). Desse modo, partindo das elaborações de Cavalcanti (2014; 2019), e buscando discutir os problemas socioambientais urbanos de Boa Vista (RR), estabeleceu-se algumas etapas: identificação/diagnóstico, problematização/mobilização, sistematização e síntese. A primeira etapa objetivou a identificação do nível real de desenvolvimento dos estudantes, enquanto que a segunda visava mobilizá-los para a aprendizagem - entende-se a aprendizagem como uma atividade ativa, isto é, que exige o engajamento cognitivo. A terceira etapa destinou-se a inserção/amarração gradual do conceitos, princípios e raciocínios da ciência geográfica num processo dialético entre conhecimento cotidiano e conhecimento científico. A síntese foi elaborada mediante a produção de pequenos vídeos que deveriam conter a descrição, contextualização e explicação de um problema socioambiental urbano de Boa Vista (RR). Ao fim da experiência, pode-se notar uma ressignificação das situações-problemas analisadas e uma maior capacidade explicativa superando um visão cotidiana das questões abordadas.