É sabido que as licenciaturas em Geografia adentram no campo da educação geográfica principalmente para formação profissional do futuro professor. No entanto, os estudos realizados demonstram que ainda existe um longo caminho a ser trilhado na perspectiva de aproximar a Geografia acadêmica e a Geografia escolar, no que tange a forma como o processo de ensino-aprendizagem se dá dentro dos cursos de licenciatura e sua repercussão para atuação dos licenciados nas salas de aula. Dessa forma, pensar a maneira como se materializam tais cursos a partir do olhar e das impressões dos egressos representa dar voz aos sujeitos participes desse processo. Assim, o presente trabalho apresenta como objetivo principal compreender como as licenciaturas em Geografia em Recife tem realizado a formação inicial de professores na perspectiva dos desafios curriculares e da prática docente para a atuação na Educação Básica, como um recorte do estudo realizado durante o curso de mestrado e intitulado “Formação Inicial do Professor(a) de Geografia nas instituições públicas no Recife: desafios curriculares e da prática docente”, onde, nesta perspectiva, considerar-se-á, neste trabalho, as discussões acerca da análise de como os estudantes egressos das licenciaturas em Geografia da UFPE e do IFPE compreendem a sua formação inicial para atuação na Educação básica, vislumbrando, por meio dos dados coletados e em diálogo com o aporte teórico-metodológico, acenar sobre as inferências que os mesmos desenham sobre este aspecto de sua formação.