A Cartografia consiste em um conjunto de atividades científicas, técnicas e artísticas que utilizam informações obtidas através de observações diretas ou análise de documentos para criar mapas, cartas e outras formas de representação de objetos. Além das técnicas tradicionais de Cartografia, temos o surgimento de um novo tipo de mapeamento, chamado de Neocartografia, que se caracteriza pelo uso de dispositivos digitais, como navegadores de internet e dispositivos móveis, tanto na produção quanto no acesso aos documentos cartográficos. Nesse sentido, tem-se no mapeamento colaborativo como proposito que tenha os próprios usuários como mapeadores, autores e protagonistas de seus mapas, dando enfoque no ao seu conhecimento e suas experiências, pensando em um novo modelo de mapeamento democrático de interação, a popularização da informação. O objetivo desse trabalho é trazer relatos e experiências da aplicação de uma oficina de mapeamento colaborativo como ferramenta de ensino de geografia para discentes. Para os procedimentos metodológicos foram divididos em dois momentos, antes é necessário frisar que nossa aplicação em questão foi remota. No primeiro momento, fez-se uma apresentação sobre os conceitos de Neocartografia, Cartografia Colaborativa e algumas aplicações de geotecnogias, Logo em seguida, partiu-se para apresentação de plataformas colaborativas e como se dá seu funcionamento no que se diz em respeito aos resultados , houve uma boa adesão da utilização dessas plataforma colaborativas de alguns desses professores/alunos em suas aulas, portanto acredita-se que essas plataformas/ferramentas colaborativas podem sim, contribuir para o ensino de geografia.